Defesa Civil Municipal recebe caminhão tanque multifuncional para auxiliar no combate a incêndios e outras emergências

A Defesa Civil Municipal de Ibitinga, acaba de receber um novo recurso para fortalecer suas capacidades de resposta a emergências. Trata-se de um caminhão tanque multifuncional, equipado com um canhão de água de longo alcance e diversas outras funcionalidades. Com uma capacidade de 12 mil litros de água, esse veículo será de grande auxílio para o atendimento das necessidades do município.

“ A chegada desse caminhão tanque representa um importante marco para a Defesa Civil Municipal. Com sua capacidade de transporte de 12 mil litros de água, o veículo será um recurso crucial em situações de pequenos e grandes incêndios, proporcionando reforço significativo significativo no atendimento de emergências”, explica o Diretor de Defesa Civil, Everton Ribeiro.

Uma das principais características do caminhão é o canhão de água, que possui um alcance de 40 metros. Essa funcionalidade permitirá que os bombeiros ataquem incêndios a uma distância segura, direcionando jatos de água de alta pressão para controlar e extinguir as chamas de forma mais eficiente.

“Além disso, o veículo está equipado com mangueiras retráteis que podem ser acopladas a outras, garantindo maior flexibilidade e alcance como em  operações de combate a incêndios”, reforça Everton.

Outro aspecto importante é a integração com os hidrantes existentes no município. O caminhão tanque possui conexões adequadas para utilização dos hidrantes municipais, o que permite um abastecimento rápido e eficiente de água em áreas urbanas e rurais.

Além do combate a incêndios, o caminhão tanque multifuncional da Defesa Civil Municipal também poderá desempenhar outras atividades essenciais. Em situações de escassez de água, por exemplo, o veículo pode ser utilizado para o fornecimento de água potável à população. Além disso, poderá auxiliar outras funções necessárias como limpeza de áreas urbanas, irrigação em períodos de seca, etc.