Tradicional Desfile Cívico de 07 de Setembro está confirmado em Ibitinga

O tradicional evento em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, 07 de Setembro, está confirmado com a participação das escolas, entidades e organizações de Ibitinga. A festa acontece  no Passeiódromo (Av. Engenheiro Ivanil Francischini), no trecho entre o cruzamento com a Avenida do Parque até a entrada do London Park.

“Já estamos organizando os preparativos desde o início de agosto. A data é muito esperada pela população, assim como pelas crianças que adoram desfilar”, explica a secretária municipal de Educação, Claudenice Borali.

O dia 7 de setembro é a principal data do calendário cívico brasileiro, que festeja a Independência do Brasil proclamada por Dom Pedro I, em 1.822. A comemoração reunirá estudantes, professores, diretores, entidades filantrópicas, policiais, bombeiros, membros de associações e fanfarras.

O evento é organizado pela Prefeitura Municipal através das secretarias de Educação, Cultura, Serviços Públicos, Turismo, SAMS, Guarda Municipal, entidades e escolas.

Aqueles que desejarem desfilar, podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Educação, até o dia 21 de agosto, através do (16) 3352 9000.

Concentração

A concentração dos envolvidos está marcada para às 8h. O desfile diante do público começa às 08h30 com apresentação da Banda de Metais “Maestro Ignácio Corrêa de Lacerda”.

Independência do Brasil

A independência do Brasil aconteceu em 1822, tendo como grande marco o grito da independência que foi realizado por Pedro de Alcântara (D. Pedro I), às margens do Rio Ipiranga, no dia 7 de setembro de 1822.

O 7 de setembro marcou, então, o início do processo de independência do Brasil, que se seguiu com uma guerra  de independência e nos meses seguintes eventos importantes aconteceram, como a aclamação de D. Pedro como imperador do Brasil, no dia 12 de outubro. Sua efetiva coroação aconteceu apenas no dia 1º de dezembro.