Glossário

MEDICAMENTOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE

No início de janeiro/2017, o Serviço Autônomo Municipal de Saúde adquiriu R$ 166.849,01 em medicamentos para suprir a demanda reprimida que acumulou desde 2016. A aquisição contemplou uma lista de 119 itens de medicamentos e insumos.

A última compra considerável de medicamentos tinha ocorrido em agosto/2016 e os estoques da farmácia do SAMS estavam sem muitos itens, dificultando o atendimento às necessidades da população.

Para evitar novas baixas no estoque, a Prefeitura Municipal e a autarquia de saúde firmaram um compromisso de repasse mensal com valor mínimo de R$ 50 mil para aquisição contínua de medicamentos e insumos.

Além deste valor, o SAMS ainda recebe mensalmente R$ 13.638,58 do Fundo Nacional de Saúde (FNS) referente ao incentivo de assistência a farmácia básica (IAFAB).

Outra importante fonte de medicamentos para a população é a “cesta de remédios” fornecidos através do programa “Dose Certa” da Fundação para o Remédio Popular (FURP). De acordo com o calendário de distribuição do laboratório público, os municípios da DRS-III de Araraquara (incluindo Ibitinga) devem receber os remédios do “Dose Certa” em fevereiro.

Os medicamentos e insumos adquiridos pelo SAMS neste início de ano ou disponibilizados através da FURP são aqueles distribuídos na rede pública municipal de saúde e não os decorrentes de ações judiciais.

Clique para Visualizar

CIDADE SOCIAL