1
2
3
4
A Cidade

Secretarias

Glossário

Legislação

Entenda como funciona a ordem de atendimento na UPA

Azul, verde, amarelo ou vermelho. Se você já utilizou algum serviço de urgência e emergência, já deve saber que a ordem do atendimento dos pacientes depende destas cores. Elas, na verdade, fazem parte de um protocolo chamado Manchester, adotado em todo o Brasil.

 

A UPA de Ibitinga, por exemplo, utiliza os procedimentos deste protocolo. Azul e o verde são aplicados em casos NÃO urgentes ou POUCO urgentes. A triagem considera que estes pacientes podem aguardar atendimento por mais tempo ou podem ser encaminhados para outros serviços de saúde.

 

Na classificação de cor amarela, o atendimento é avaliado como urgente. Ou seja, necessita de atendimento rápido, porém, pode dar lugar a casos ainda mais graves.

 

Já quando o paciente necessita de atendimento imediato, o quadro é considerado de emergência e recebe a cor vermelha. A emergência  mobiliza a equipe a atender o caso no mesmo instante, por considerar gravíssimo o estado de saúde do paciente, que pode estar correndo risco de morte.

 

Estas classificações são adotadas também pelas equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros durante o socorro móvel e os resgates, garantindo um atendimento mais eficiente para quem precisa ser socorrido primeiro.

 

Telefones úteis

 

UPA: 3341-8238
SAMU: 192
BOMBEIROS: 193



Clique para Visualizar


CIDADE SOCIAL


Serviços ao Contribuinte


Documentos Públicos