1
2
3
4
A Cidade

Secretarias

Glossário

Legislação

Quase 11 mil pessoas recebem orientação sobre queimadas

A Prefeitura de Ibitinga e o Corpo de Bombeiros encerraram o 2° Ciclo de palestras ligadas à “Operação Corta Fogo”, um programa de prevenção, controle, monitoramento, e combate a queimadas.

 

De acordo com Karine Paniquar, coordenadora de Meio Ambiente da Prefeitura, quase 11 mil pessoas assistiram a palestras, realizadas em escolas e faculdades, para crianças, jovens e adultos.

 

“A Operação Corta Fogo tem um valor bastante significativo, no que tange o papel da conscientização das pessoas”, disse Karine. “As palestras tem como objetivo reduzir os riscos de incêndios, bem como disciplinar o combate do mesmo. Essa conscientização é ainda mais forte nas crianças, pois elas se tornam multiplicadoras destas informações”, exemplificou a coordenadora.

 

As palestras fazem parte da etapa de “prevenção”, mas há outros três programas integrados e complementares na Operação Corta Fogo: controle, monitoramento e combate.

 

Corta-fogo

 

Instituída em 2011, a Operação Corta Fogo é coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente (SMA), que articula as ações de órgãos como o Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, a Polícia Militar Ambiental (PAmb), a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF) e o Instituto Florestal (IF).

 

 * Prevenção: tem como objetivo agir na redução de riscos de incêndios florestais, mediante adoção de campanhas informativas e ações de limitação ou redução das fontes propagadoras de fogo.

 

 * Controle: atua para disciplinar, monitorar e fiscalizar o emprego do fogo na Queima Controlada, bem como a emissão de licenças e autorizações.

 

 *Monitoramento: promove o acompanhamento dos focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo, para fornecer subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo.

 

*Combate: conjunto de atividades destinadas a planejar, integrar e executar ações de combate a incêndios florestais; treinar brigadas municipais e das Unidades de Conservação.



Clique para Visualizar


CIDADE SOCIAL


Serviços ao Contribuinte


Documentos Públicos