Glossário

Conselho de Alimentação Escolar (CAE) elogia merenda

O aprendizado escolar está intimamente relacionado com a boa alimentação. É ela quem garante energia e pode melhorar as condições de estudo de um aluno. Por isso é que neste contexto o papel da merenda escolar é tão importante no ambiente educacional.

E para garantir que a alimentação dos alunos nas escolas esteja em ordem, existe o CAE (Conselho de Alimentação Escolar), órgão fiscalizador dos recursos federais destinados à merenda.

De acordo com o presidente do Conselho, professor Dorivaldo Ponchio, as escolas municipais de Ibitinga estão de parabéns.

“A merenda de Ibitinga está de parabéns e considero atualmente a melhor da região. As escolas servem uma média de 15 mil refeições por dia, com suco, frutas e alimentação balanceada. Temos nutricionistas que montam um cardápio muito bom, temos bastante higiene, as cozinhas limpinhas e depósitos de merenda adequados”, exemplificou Dorivaldo.

Carolina Cristina Ramos da Silva, mãe das pequenas Sabrina (4 anos) e Melissa (9 anos), é testemunha da qualidade alimentar oferecida na escola municipal de suas filhas.

“Eu considero esse fator muito importante na educação, pois a merenda escolar faz parte do desenvolvimento de uma criança e também dos estudos dela”, elogiou. “Minha filha gosta muito e ela já me contou que chega a repetir o prato de tão gostosa que é a comida e eu fico feliz com isso”, detalhou a mãe.

Faz parte do CAE monitorar e fiscalizar a aplicação dos recursos, analisar relatórios e prestações de contas e comunicar irregularidades, até mesmo verificando as condições das cozinhas, utensílios e outros aspectos ligados à merenda.

O CAE é composto por um representante do poder executivo, dois representantes dos professores, dois representantes de pais de alunos e dois representantes de segmento da sociedade civil. O mandato do Conselho é de quatro anos.

Clique para Visualizar

CIDADE SOCIAL