Glossário

Prefeitura alerta sobre uso de cerol em linha de pipa

A Prefeitura de Ibitinga alerta para os perigos na utilização de linha chilena e cerol, mais frequentes nesta época de férias com as brincadeiras de pipa. Os acidentes envolvendo estes materiais podem ser fatais.

De acordo com a Secretaria de Trânsito e Segurança, em conjunto com a Secretaria de Educação, é feito durante o ano um trabalho de conscientização sobre o tema. Entretanto, também cabe aos pais conferir se seus filhos estão usando o material perigoso.

Segundo a Guarda Municipal, é importante lembrar que o uso de cerol em linhas de pipa é proibido por lei e os pais do menor podem ser responsabilizados. Linha com cerol causa cortes graves no corpo e é responsável por fatalidades, principalmente contra motociclistas.

Confira as dicas de segurança:

1. Não empine pipas perto de redes elétricas e prefira campos abertos para brincar com elas;

1. Não faça pipas usando material de alumínio. Isso potencializa o perigo, já que em contato com fios de alta tensão provocam curtos-circuitos;

1. Nunca tente retirar a pipa enroscada em fios de energia, bem como de cima de lugares altos como telhados ou postes, evitando assim o risco de cair;

1. Não solte pipas em dias chuvosos. Elas podem atrair raios e conduzir a energia elétrica até a pessoa;

1. Não solte pipas em locais movimentados de pessoas, principalmente no meio do trânsito. Mesmo sem cerol, a linha pode causar ferimentos graves em motoqueiros e ciclistas.

Clique para Visualizar

CIDADE SOCIAL