Ibitinga supera nota e mantém Selo estadual no Programa Município Verde Azul

O município de Ibitinga manteve seu Selo no ‘Programa Município Verde Azul’, dado às cidades de maior eficiência na gestão de assuntos ambientais. Conquistado pela primeira vez em 2019, a certificação não só foi mantida, como teve sua nota elevada no ranking Estadual.

“Consolidamos uma nota de 6 pontos a mais (total de 86,35) e elevamos a cidade para a 34ª colocação, cuja posição anterior era de 98º. Isso significa que, no quesito de gestão ambiental, fomos reconhecidos e estamos à frente de 611 municípios paulistas”, destacou a diretora de Meio Ambiente, Karine Paniquar.

O reconhecimento foi feito pelo Governo do Estado de São Paulo na manhã desta quarta-feira (24), na cidade de São Paulo, onde estavam presentes representantes de outras 78 cidades. O Selo foi recebido pelo prefeito interino Frauzo Ruiz Sanches, bem como por Karine Paniquar e a Secretária Municipal de Governo, Ticiane Barbosa.

Saiba mais

"O ‘Programa Município Verde Azul’, do Governo Estadual, analisa e pontua ações municipais como biodiversidade, arborização urbana e educação ambiental. Além disso, considera a formação de conselho ambiental e outras tratativas quanto ao esgoto tratado, estrutura ambiental, gestão das águas, sustentabilidade, qualidade do ar, resíduos sólidos e uso do solo.

“O propósito do Programa é incentivar, apoiar e medir de maneira descentralizada a agenda ambiental dos municípios paulistas. Isso quer dizer que, a partir deste Programa, o poder público se engaja nas ações em prol do meio ambiente”, informou Karine Paniquar.

Segundo o atual secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Gumercindo Bernardi, a nota é reflexo de um trabalho intenso desde 2017.

“Desde 2017, foram estabelecidas metas de crescimento gradual na gestão eficiente das políticas públicas relacionadas ao meio ambiente. O resultado é esse, reconhecido por um programa respeitadíssimo em nosso Estado”, refletiu Gumercindo.

Para o prefeito interino, Frauzo Ruiz Sanches, “o selo demonstra que a cidade caminha no rumo certo quanto às questões ambientais. O título é a consequência de uma valorização que nossas políticas públicas dão ao meio ambiente”, concluiu.

editeWhatsApp Image 2022-08-24 at 13.05.13