Corpus Christi em Ibitinga surpreende turistas e encanta fiéis com sua decoração bordada

O maior evento turístico religioso de Ibitinga surpreendeu turistas e encantou fiéis, nesta quinta-feira (16). O Corpus Christi da Capital Nacional dos Bordados e Enxovais retornou com sucesso de público após ficar suspenso por dois anos, devido à pandemia do novo coronavírus. A tradicional festa atraiu visitantes de cidade de todo o Brasil.

É o caso de José Carlos dos Santos, morador da cidade de Paulo Afonso, na Bahia, que junto a sua família passeou pelo evento que se realiza no maior centro comercial de enxovais bordados da América Latina.

“Eu sempre ouvi falar de Ibitinga e, dessa vez, vim para cá conhecer e gostei muito. Minha esposa e minha sogra, que são muito religiosas, estão encantadas”, disse Carlos.

Moradores de cidades da região são ainda mais presentes nessa festa. Ao caminhar em meio à multidão atenta pelos encantos do evento, é possível conhecer visitantes de Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, São Carlos, Artur Nogueira, Monte Alto e muitos outros municípios paulistas.

Juliana Octaviano, por exemplo, é de Jaú, e se interessou em visitar a cidade após assistir a um comercial de TV sobre o evento.

“Estou achando tudo muito bonito. Vim com minha família para participar da Santa Missa e agora estou aproveitando a viagem para fazer algumas compras. Estou encantada e fotografando tudo”, comentou Juliana.

A Santa Missa e realizada em uma das Igreja Católicas mais representativas e históricas da região. Além de sua obra arquitetônica, o templo também possui a cripta do Venerável Nelsinho Santana – onde estão os restos mortais do menino que estaria concedendo milagres aos devotos.

Passeio local

Mas o Corpus Christi, em Ibitinga, também é uma festa que movimenta toda a população ibitinguense, seja pela tradição religiosa ou pelo passeio em família.

“Estou achando muito lindo, maravilhoso. Inclusive eu queria parabenizar os organizadores porque está muito bonito mesmo. E eu venho prestigiar porque eu acho que o que é nosso tem que valorizar”, falou Patrícia Helena Claudino, moradora da cidade.

Diferenciado

“O Corpus Christi em Ibitinga é diferente e atrativo porque faz da comemoração religiosa um grande evento. Somente aqui existe uma procissão dessa magnitude, sobre uma decoração bordada pelas ruas de 10 quarteirões, todos enfeitados e decorados com enxovais de cama, mesa e banho. A fé, unida aos encantos decorativos que só Ibitinga possui, faz desse evento um evento, realmente, único e especial”, disse Flavia Junia, secretária de Turismo de Ibitinga.

Em meio à estrutura, os visitantes também possuem áreas de descanso, praça de alimentação, barraquinhas de diversidades, mini parque de diversões e um centro comercial com mais de 300 lojas do ramo têxtil.

“Os turistas também contam com a nossa famosa Feira do Artesanato de Ibitinga, com artigos de cama, mesa e banho feitos de forma artesanal por artesãos”, complementou Marcus Delfino, coordenador municipal de Turismo da Prefeitura.

Como é feito?

O poder público, unido à organização da igreja e com apoio de centenas de voluntários, empresas e entidades, possibilita a estrutura que, ao longo dos anos, fez o nome do evento.

Para a decoração das ruas, por exemplo, as quadras são divididas em grupos voluntários de organizadores, que com a ajuda das indústrias do ramo de enxovais, montam a decoração. Uma logística que, no total, leva cerca de três meses.

“A montagem decorativa a gente faz durante a madrugada, mas antes disso existe todo um planejamento intenso de cerca de três meses, diversas reuniões, busca por fornecedores, investimento financeiro e uma articulação em equipe bastante intensa para se pensar na temática, no uso de materiais, no design e no espaço para a decoração. No final, a satisfação é imensa”, contou Douglas Ciriberto, membro da comissão que organizou a Rua Pudente de Morais.

Cada quarteirão é decorado por um determinado grupo de pessoas, que utiliza a criatividade para estruturar a sua área. “E isso é muito legal, porque cada quarteirão recebe um visual diferente e igualmente maravilhoso”, considerou Flávia.

Oportunidades

A Festa de Corpus Christi de Ibitinga também aquece a economia da cidade. Realizada em meio ao comércio, turistas podem realizar compras de artigos para cama, mesa e banho das maiores lojas e indústrias do ramo.

“Dezenas de caravanas vêm para Ibitinga neste dia também para aproveitar o feriado e fazer suas compras. Com isso, não só o comércio do segmento têxtil é beneficiado, mas o comércio varejista e gastronômico também”, lembrou Moacir Favero, diretor de Turismo da Prefeitura.