22 de Agosto: Dia do Folclore

22 de Agosto: Dia do Folclore

Curupira, Cuca, Iara, Boto Cor-de-Rosa, Boitatá, Saci-Pererê e Mula-Sem-Cabeça. Quem nunca ouviu alguma história envolvendo esses personagens, presentes no folclore brasileiro?

Celebrado em 22 de Agosto, o Dia do Folclore foi oficializado no Brasil através do decreto nº 56.747, assinado no dia 17 de agosto de 1965. O principal objetivo da data é garantir a identidade cultural, assim como garantir a preservação do patrimônio folclórico brasileiro.

Mas… O que significa a palavra ‘Folclore’?

A palavra folclore é o termo abrasileirado da palavra em inglês “Folklore”, criada em 1846 pelo por meio de uma sugestão realizada por um arqueólogo chamado William John Thoms.

O termo é a junção das palavras “folk” significa povo e “lore” que significa saber ou conhecimento. Desta forma o significado da mesma é o “saber tradicional de um povo”.

O folclore brasileiro

O folclore no Brasil, assim como seu povo, possui influências de diversos povos e suas crenças, como a cultura européia, africana e indígena. Tal diversidade cultural possibilitou a origem de uma riqueza de histórias e saberes.

O site Toda Matéria, tem um conteúdo bem bacana que separa 60 mitos e lendas do Brasil e também ao redor do mundo, e vale muito a pena conhecer os personagens que envolvem o folclore brasileiro.

Em Ibitinga

A cidade de Ibitinga, também possui os seus mitos e lendas, que originam a cultura dos ibitinguenses. Histórias que passam de geração em geração e que influenciam gerações até os dias atuais.

Quem nunca ouviu falar sobre a ‘Noiva da escola Victor Maida' ou sobre a história do ‘Cigano’, que foi assassinado em uma emboscada?

O importante é que o folclore brasileiro também tem espaço na Constituição Federal. Em seus artigos 215 e 216, é assegurada a garantia do direito a todos os de exercerem manifestações culturais e definem que a cultura popular brasileira deve ser incentivada e que a sua preservação deve ser defendida.

Então…É hora de contar história!!