Rede municipal de ensino de Ibitinga participa de soltura de aves junto à Polícia Ambiental

Na manhã desta quarta-feira (11), alunos da rede municipal de ensino participaram da soltura de aves apreendidas pela Polícia Ambiental. A atividade aconteceu no espaço da Fazenda Voltinha, pensado justamente na readaptação das aves junto a natureza.

Os alunos do 4º e 5º ano da EMEF Professora Maria Geretto Caldas, participaram da soltura das aves e puderam se conscientizar sobre o respeito à natureza, bem como a importância desses animais viverem livres.

“Junto à Polícia Ambiental, eles puderam compreender melhor sobre o habitat dessas aves e também que a captura delas e cativeiro são crimes ambientais graves”, explicou Karine Paniquar, diretora de Meio Ambiente.

IMG_1795

Na ação foram devolvidos à natureza 33 aves apreendidas em área urbana no município de Ibitinga. As apreensões são parte de ações de rotina estabelecidas pela Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.

Dentre as espécies da soltura foi identificada uma ave Patativa, espécie encontrada apenas no Brasil e que está inclusa na ‘Tabela da Fauna Ameaçada de Extinção’. Segundo informações da Polícia Ambiental, neste caso a multa é de 5 mil reais, para quem estiver em posse do animal.

“Com crianças tudo se torna aprendizado, através dessas ações eles aprendem e replicam o quanto é importante o contato com a natureza, o respeito e o cuidado com meio ambiente”, conta a diretora Pedagógica, Francine André.

Após a soltura das aves, ainda na Fazenda Voltinha, as crianças puderam ter contato e alimentar de forma correta os macacos que compõe o espaço da natureza preservada no local.

IMG_1852