15 de Outubro – ‘Dia do Professor’

 15 de Outubro – ‘Dia do Professor’

O ‘Dia do Professor’ é comemorado em 15 de outubro. No ano de 1.827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil, do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”, e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau.

Apesar de secular, a data somente foi oficializada no ano de 1.963, através do Decreto Federal n. 52.682, assinado pelo então Presidente, João Goulart.

Em seu Artigo 3º é “ Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias. ”

Os professores são os responsáveis pelo desenvolvimento da educação em nosso país.

A data serve para reverenciá-los, e serve também para uma reflexão do quão importante é o trabalho desenvolvido pelo Professor. Esse profissional é muito importante para a construção do saber.

A Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga emprega cerca de 350 professores de ensino básico e de graduação. Nesta data parabeniza a todos os profissionais que não desistem de acreditar no poder transformador da educação.

 

 

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga.