Alerta: cadastro suspeito para curso profissionalizante circula nas redes sociais

A Prefeitura de Ibitinga, no uso de seu dever de proteger sua população, alerta para a circulação de um cadastro suspeito para curso profissionalizante nas redes sociais. O post (confira a foto), que está sendo compartilhado no Facebook e no Whatsapp, tem procedência duvidosa e a Prefeitura não recomenda que internautas realizem a inscrição.

“A procedência é duvidosa porque a página/perfil que realiza a inscrição foi criada recentemente e não há nenhuma informação de CNPJ nela ou qualquer outro dado e contato que valide ou possa validar a origem do curso em questão. Além disso, apesar de informar que se trata de uma iniciativa particular, a página se vale de uma imagem do prédio da Prefeitura de Ibitinga para promover as inscrições – o que confunde e induz o internauta a pensar que aquilo se trata de um curso público municipal”, explicou Bruno Nigro, diretor do departamento de Informática da Prefeitura de Ibitinga.

O post foi compartilhado em diversos grupos do Facebook e recebeu centenas de comentários de ibitinguenses interessados na publicação. Ao entrar na página que oferta as inscrições, percebe-se que a mesma criou links semelhantes para diversas cidades em um único dia.

“Esse é outro sinal de algo suspeito, pois mostra que o foco da página está em reunir milhares de cadastros de pessoas pelo Brasil, sem vincular qualquer tipo de informação empresarial existente e validada para tal”, complementou Nigro.

O que pode acontecer?

O formulário de cadastro é simples e pede apenas três informações: nome completo, número de telefone e curso pretendido. Apesar de serem dados simples, Bruno Nigro alerta para as possibilidades de golpe.

“Esses simples dados podem ser usados para envio de mensagens via SMS ou Whatsapp com links de fraude que podem: coletar dados mais específicos; instalar vírus espião, invadir contas bancárias e, dentre outras situações, roubar senhas e invadir Whatsapps e outras contas importantes dos internautas. Na melhor das hipóteses, esses dados poder ser usados para spam, ou seja, envio de mensagens ou ligações sistemáticas oferecendo produtos ou serviços. Sem falar nos famosos golpes de sequestros que também podem ser feitos com apenas o número de celular da pessoa”, exemplificou o técnico de informática.

A Prefeitura de Ibitinga ensina que cadastros online devem ser olhados com cautela e prudência. Na dúvida, não clique no anúncio e nem preencha formulários que não sejam de empresas devidamente credenciadas, oficiais e verdadeiras.