Época seca, de calor e chuva faz mato crescer até 10cm por dia

Época seca, de calor e chuva faz mato crescer até 10cm por dia

O trabalho de roçagem em canteiros, praças e escolas continua sendo realizada na cidade de Ibitinga. Em tempo de calor e chuva o mato cresce de 5 a 10cm por dia acima do comum, comparado a clima de períodos diferentes do ano.

“O reforço dos serviços públicos é triplicado todo começo do ano porque o mato cresce absurdamente rápido nesse período. Todos os dias estamos roçando praças, canteiros e demais áreas públicas que contém vegetação”, disse Luís Antonio Guedes, secretário de Serviços Públicos de Ibitinga.

Ibitinga possui 23 praças na cidade e uma área perimetral de mais de 8 quilômetros de extensão. Além disso, as escolas fazem parte do cronograma de ações da secretaria que visa manter a cidade limpa e organizada.

“Até mesmo equipe terceirizada de roçagem a gente contrata para ampliar a mão de obra qualificada para esse serviço”, explicou Guedes.

Só na semana passada, as equipes de roçagem fizeram os serviços em cinco praças e em mais 2 quilômetros de extensão da perimetral, bem como em três escolas. “Soma-se a isso os trabalhos de poda de árvores e recolhimento de galhos, que também não param em nossa cidade”, concluiu Guedes.

Importância

A roçagem mantém a cidade com a manutenção em dia, mais bonita e confortável. Outro fator de importância é o fato de que o mato baixo diminui as chances de acúmulo de lixo escondido jogados irresponsavelmente por cidadãos imprudentes. Sem lixo, também diminui os criadouros do mosquito da dengue e de escorpiões.