Ibitinga recebe sistema que melhorará navegação GPS em áreas rurais

O município de Ibitinga foi a primeira cidade a ser contemplada pelo Programa Rotas Rurais. Nele, um novo método de geolocalização tem como objetivo facilitar a localização de propriedades rurais por meio de coordenadas de GPS, cujas rotas estarão integradas com as forças de segurança pública.

“Isso se reflete em uma segurança mais efetiva para as propriedades rurais, já que a localização das mesmas agora será mais ágil para nossos agentes de segurança, sobretudo no uso de nossas mais novas caminhonetes viaturas que chegaram ao município para uso exclusivo de rondas rurais”, informou Frauzo Ruiz Sanches, vice-prefeito de Ibitinga.

Entenda

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente explica que propriedades rurais não possuem coordenadas compatíveis com sistemas e aplicativos de GPS comuns. O Rotas Rurais, entretanto, consegue integrar as coordenadas por meio de códigos exclusivos para cada propriedade. E esse código é capaz de ser ‘lido” por aplicativos como Google Maps e Waze.

“Ibitinga possui 1452 propriedades rurais cadastradas e todas elas receberão um código de navegação. Por meio desse código exclusivo, a Guarda Municipal poderá se dirigir com facilidade ao local em casos de emergências ou de ronda preventiva às propriedades rurais. Antes, essa localização era mais difícil”, disse Eduardo Sampaio, diretor de Agricultura de Ibitinga.

“Propriedades rurais não possuem nomes de ruas, que é o meio principal que esses aplicativos localizam determinado ponto. O Rotas Rurais criou um código que, ao ser escrito em apps de navegação GPS, funciona com precisão pelas estradas rurais”, explicou o chefe da Guarda Municipal, Paulo Verderi.

Rotas Rurais

O Rotas Rurais é um programa criado pelo Governo do Estado de São Paulo para todas as cidades do Estado de SP. Ibitinga foi a primeira cidade a receber credenciamento sobre o sistema que facilitará a geolocalização de propriedades rurais.

Confira o vídeo e entenda melhor:

gps.at