DRS elogia medidas tomadas por Ibitinga frente ao avanço da Covid-19

O Departamento Regional de Saúde (DRS) elogiou o município de Ibitinga pelo reforço das medidas de segurança sanitária contra o atual avanço da transmissão do novo coronavírus. A cidade publicou decreto esta semana com novas diretrizes gerais no combate à Covid-19.

“Um decreto plenamente positivo. A região vive uma nova onda de síndromes respiratórias que já prejudica o Sistema Único de Saúde nas unidades de urgência e emergência. Por isso, tão importante quanto a conscientização, são medidas que reforcem as ações que minimizem o impacto da transmissão do novo coronavírus”, disse o diretor do DRS, Jeferson Yashuda.

De acordo com a Secretária de Governo de Ibitinga, Ticiane Moreira, as novas medidas são consideradas brandas, e têm como foco o reforço da fiscalização em cima da proteção sanitária e a diminuição da circulação de pessoas em um mesmo lugar ao mesmo tempo.

“Dentre outros pontos, o decreto diminuiu 30% da capacidade total de lotação de qualquer estabelecimento de atividade comercial, religiosa ou de lazer, podendo atender com 70% da capacidade. Também versa sobre o funcionamento de casas de shows e cancela o evento da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes”, resumiu Ticiane.

Clique aqui a leia o decreto na íntegra.

NOTA: Um dia após a Prefeitura de Ibitinga publicar os decretos, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a mesma recomendação de restringir o atendimento ao público em 70% da capacidade de lotação nos estabelecimentos, a todas as prefeituras do Estado. (Fonte: G1).

Segundo as equipes de saúde do SAMS, as determinações são benéficas para reduzir o novo pico de contaminações por coronavírus.

“Entendemos que as restrições não são pesadas, não atrapalham o funcionamento normal de nenhum comércio e, em contrapartida, minimizam a circulação de pessoas. O decreto também demostra preocupação e seriedade diante da situação atual das síndromes gripais”, concluiu Queila Pavani, gestora executiva do SAMS.

DRS elogia medidas tomadas por Ibitinga frente ao avanço da Covid-19 (1)