Prefeitura faz força-tarefa para minimizar prejuízos causados pelo temporal de domingo (24)

A Prefeitura de Ibitinga mobilizou uma imediata força-tarefa de emergência durante a forte chuva que caiu sobre o município neste domingo (24). O temporal causou destelhamentos, quedas de árvores, queimas de bomba de abastecimento de água e rompimentos de fiações elétricas. Os estragos físicos afetaram ruas, praças, cemitério, estradas rurais, escolas e unidades de saúde.

“No domingo, iniciamos os trabalhos às 7h para a desobstrução de galhos e de árvores nas ruas e estradas rurais. Hoje, desde às 5h os atendimentos são feitos em unidades escolares e de saúde, pois houve prejuízos em telhados e forros devido ao vento, à chuva e à queda de grandes galhos em alguns destes prédios”, resumiu Luís Antonio Guedes, secretário municipal da Secretaria de Serviços Públicos.

A força-tarefa também reuniu a Secretaria de Segurança, Trânsito e Tecnologia, bem como a Secretaria de Administração e da autarquia SAAE.

“Estávamos a postos porque havia a previsão de chuva forte em toda a nossa região. O trabalho conjunto envolveu também a Guarda Civil, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros setores da administração pública”, disse Claudio Alcala, Secretário Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Tecnologia.

Diante do transtorno, o fornecimento de energia elétrica também foi comprometido na maioria dos bairros de Ibitinga, que ficou horas sem iluminação privada e pública. Nesta segunda-feira (25), a CPFL ainda trabalha para solucionar os prejuízos que afetam parte da cidade.

“Entramos em contato com a concessionária, que já minimizou os prejuízos e atua de forma a solucionar os demais. Tais problemas também ocorreram em outras cidades de nossa região, onde a chuva passou”, explicou Frauzo Ruiz Sanches, Vice-Prefeito de Ibitinga.

O abastecimento de água também foi prejudicado no temporal. Com os picos de energia, a bomba do reservatório do bairro São Domingos se queimou. Além disso, o vento derrubou a caixa d’água existente ao lado do bairro Alzira.

“Estamos desde ontem empenhados nas soluções de todos esses prejuízos, dos quais, graças ao emprenho e a união dessa administração, foram solucionados em sua maioria. Vamos continuar com os serviços de reparo para, logo, tudo voltar à normalidade”, concluiu a Prefeita Cristina Arantes.