6 de agosto é Feriado Municipal - ‘Dia do Senhor Bom Jesus’ – 155 anos em Ibitinga

6 de agosto é Feriado Municipal - ‘Dia do Senhor Bom Jesus’ –  155 anos em Ibitinga

No dia 6 de agosto é feriado em Ibitinga consagrado ao Padroeiro de nossa cidade ‘Senhor Bom Jesus’. A imagem do Senhor Bom Jesus foi trazida para Ibitinga por Miguel Landim, fundador da cidade, oriunda do Forte de Itapura, há 155 anos.

Data importante

É uma data tão importante para o município, que está representada em seu brasão oficial por dois símbolos e duas citações: “o rochedo emergindo das águas do rio: representa que a imagem histórica do Padroeiro de Ibitinga proveio de Itapura...em chefe, na parte superior do escudo, a coroa de espinhos e os diagramas de Cristo: simbolizam o Padroeiro da cidade - Senhor Bom Jesus”.

Um pouco de História

A devoção ao Senhor Bom Jesus veio de Portugal, mas a imagem que está em Ibitinga, veio por conta de uma graça alcançada por Miguel Landim, ao se recuperar da infecção palustre, por volta do ano de 1866. Na época, a epidemia da infecção palustre ceifou muitas vidas e era uma grave doença transmitida por mosquitos.

Em suas andanças, Landim soube que havia uma imagem do santo, da sua estatura e bem de acordo com a sua promessa, no Forte de Itapura e então, mandou que a resgatassem. Como forma de agradecimento ao Senhor Bom Jesus pela graça recebida, Landim construiu uma capela, onde é atualmente a Praça Jorge Tibiriçá.

Forte de Itapura

O ’Palácio de Itapura’ é uma construção de dois andares, às margens do rio Tietê, na cidade de Itapura, aqui no interior de São Paulo. O Palácio de Itapura foi construído em 1858, durante a Guerra do Paraguai, como posto militar e teve como missão principal impedir a entrada dos paraguaios pelo Rio Tietê. Por esse motivo ficou conhecido como ‘Forte de Itapura’. No ano passado, 2020, iniciou-se a reforma do local, onde foram encontradas relíquias datadas do período em questão.

Senhor Bom Jesus de Ibitinga

Voltando à Ibitinga, assim que a Capela foi construída, a imagem foi colocada lá e somente saiu, no ano de 1914, ocasião em que foi construída a atual Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus. A imagem do Senhor Bom Jesus completa 155 anos em Ibitinga e está no altar principal da Matriz que leva seu nome.

Oração ao Senhor Bom Jesus

" Senhor Bom Jesus, eu creio em Vós. Eu creio que o Senhor é verdadeiro Deus e verdadeiro homem; Creio que o Senhor é a Palavra que nos conduz à vida; a Verdade que nos liberta e a Vida que nos enche de alegria. Senhor Bom Jesus, que sempre vos mostrastes cheio de misericórdia pelos pequenos e pobres, pelos doentes e pecadores, colocando-se ao lado dos perseguidos e marginalizados; Escutai esta nossa oração: Perdoai meus pecados, não me deixeis cair na tentação e livrai-me de todo mal. Aumentai minha Fé, minha esperança. Que eu esteja sempre a Serviço do Evangelho. Que eu possa partilhar as dores e as angústias, as alegrias e as esperanças, e andar junto com meus irmãos no caminho do Vosso Reino. Que eu tenha um coração cheio de Amor, aberto e disponível para minha família. Dai-me saúde. Que nunca falte o pão suficiente em nossas mesas. Bom Jesus, Abençoai as famílias! Amém! Abençoai a minha também!"

Serviço:
Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga