Ibitinga recebe Carreta da Mamografia através do Programa Mulheres de Peito

Ibitinga recebe Carreta da Mamografia através do Programa Mulheres de Peito

De 16 a 26 de novembro, Ibitinga recebe a Carreta da Mamografia, através do programa estadual Mulheres de Peito. A mesma ficará localizada na Rua Roque Raineri, 81- em frente a FAIBI (Faculdade de Ibitinga). 

Serão atendidas 50 senhas por dia durante a semana, e funcionará das 8h às 17h, aos sábados serão distribuídas 25 senhas e o funcionamento acontecerá das 8h às 12h. 

“O intuito é zerar a fila de espera do SUS (Sistema Único de Saúde) e atender todas as mulheres que estão necessitando do exame”, explica Kátia Pires, diretora de Atenção Básica. 

Os critério para atendimento incluem:  

  •  Mulheres de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG; 
  • Mulheres de 50 a 69 anos, apenas RG e Cartão SUS; 
  •  Mulheres acima de 70 anos , devem estar munidas de pedido médico SUS, cartão SUS e RG.

“Sabemos da importância da realização desse exame para as mulheres e não medimos esforços para que a Carreta da Mamografia viesse à Ibitinga ainda em 2022. Lutamos muito para trazer esse benefício às nossas mulheres”, conta a Prefeita Municipal, Cristina Arantes. 

 

CarretaMamografia_161122

Programa Mulheres de Peito

Conforme informações obtidas no site do Governo do Estado de São Paulo, as carretas oferecem exames de mamografias gratuitamente sem necessidade de pedido médico ou agendamento.

O público-alvo são mulheres de 50 a 69 anos e para ter acesso ao serviço basta apresentar RG e cartão SUS. As mulheres com idade entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos também podem passar por consultas, desde que apresentem a solicitação médica do exame, RG e cartão do SUS.  

Desde 2021, com a retomada da ação “Mulheres de Peito”, já foram realizadas mais de 48,1 mil mamografias, sendo que em 2021 foram 7,3 mil e em 2022, já foram feitos 40,8 mil exames. Em janeiro, o Governo de SP aumentou o número de carretas de dois para quatro veículos, o que possibilitou a ampliação do serviço.

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga