Salve! Salve, Ibitinga! Hoje a terra de encantos comemora 132 anos

Salve! Salve, Ibitinga! Hoje a terra de encantos comemora 132 anos

Hoje, a Capital Nacional dos Bordados e Enxovais comemora 132 anos de emancipação político-administrativa. Ibitinga é uma cidade secular e como canta-se em seu hino “Terra de encantos, que eu amo tanto, boa e feliz!”

 

As comemorações começam às 9h30 no complexo esportivo do Nicolão com a cerimônia de corte do bolo e brincadeiras. Para encerrar o dia com chave de ouro no Pavilhão de Exposições “Licínio Hilmar de O. Arantes” acontece o show de Fernando e Sorocaba, às 21h.

 

A cidade

 

Em tupi-guarani, Ibitinga significa “Terra Branca”. Carinhosamente apelidada de “Cidade Ternura”, a cidade encanta e inspira poemas como a música de mesmo nome ‘ Oh! Ibitinga, quanta ternura’. 

 

Considerado “Distrito de Paz” em 1985, foi em 04 de julho de 1890, por força da Lei de número 66, assinada pelo então governador, Prudente de Moraes Barros, que Ibitinga teve a sua emancipação político-administrativa.

Nos idos dos anos 30, a portuguesa Dioguina Sampaio, fez do bordado uma fonte de renda alternativa e disseminou a arte, que no decorrer do tempo, transformou Ibitinga, na "Capital Nacional do Bordado".

Milhares de visitantes são atraídos, anualmente, para as centenas de lojas ou fábricas. No chamado ‘turismo de negócio’, se dirigem à cidade para comprar artigos de cama, mesa e banho. A indústria e o comércio de bordados são os grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico local nos últimos anos.

Hoje Ibitinga conta com diversos atrativos turísticos, na área do turismo rural destaca-se a Fazenda Voltinha. Já no ramo do turismo religioso além de contar com a tradicional festa de Corpus Christi, a cidade também está inserida no Caminhos da Fé, possui a Cripta do Venerável Nelsinho Santana em processo de canonização e também a festa com procissão de barcos de Nossa Senhora dos Navegantes. 

Hoje nossas homenagens são para a “Mãe brasileira! Hospitaleira! Terra gentil!” e “Salve, Ibitinga! Salve! Salve!”

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga