Lixo eletrônico: um problema para meio ambiente; saiba onde e como descartar aqui em Ibitinga

A Prefeitura da Estancia Turística de Ibitinga dispõe de um ‘Ecoponto de Eletrônicos’, no Almoxarifado Central, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Lixo eletrônico são todos os dispositivos eletroeletrônicos, de celulares, tablets, computadores, TVs, lavadoras de louça e de roupa, geladeiras, e etc., que são inservíveis e descartados por seus donos. Mas podem ser também alguns componentes, como pilhas e baterias.

As pilhas e baterias podem ser deixadas no “Ecoponto de Eletrônicos” ou no “Ecoponto de Pilhas”, que funciona na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Mas atenção: somente pilhas e baterias podem ser deixadas no “Ecoponto de Pilhas”.

Existe também, a importância de seguir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída por força de Lei Federal, em 2010.

 Como descartar:

Em caso de objetos menores, embrulhe corretamente o material a ser descartado. Se você for descartar eletroeletrônicos, não desmonte os produtos. Se o aparelho tiver bateria de lítio, como em celulares, notebook, etc, deixe-a dentro do produto.

 Contaminação:

A contaminação do solo e dos rios também é agravada pelo descarte irregular de lixo eletrônico.  Pilhas e baterias são sistemas que geram energia por meio de reações químicas. Embora possam ser compradas em quaisquer  lugares, o seu descarte não pode ser feito da mesma forma. Isso porque contém metais pesados e tóxicos, como chumbo, cádmio e mercúrio – prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, contamina o lençol freático e o solo.

Lei n. 12.305/2010

Os princípios desta lei visam o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade compartilhada e o reconhecimento do resíduo sólido como bem econômico gerador de trabalho e renda. Seus objetivos norteiam a proteção da saúde e do meio ambiente, bem como a redução do volume de resíduos sólidos, incentivando a reutilização, a reciclagem e o tratamento de resíduos.

Serviço:

‘Ecoponto de Eletrônicos’

Almoxarifado Central

Endereço: Avenida Anchieta n. 130 – Vila Maysa

Expediente: de segunda a sexta-feira das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

 

‘Ecoponto de Pilhas’

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente

Endereço: Rua Miguel Landim n. 333 - Centro

Expediente: de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

Telefone: (16) 3352 7000  ramal 7216.

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga.