A importância do Distanciamento Social em tempos de pandemia

A importância do Distanciamento Social em tempos de pandemia

O Distanciamento Social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como o novo Coronavírus. Mas o que é o Distanciamento Social?

Novos termos:

Se faz necessário esclarecer que, atualmente, existem muitos novos termos, e cada qual possui uma finalidade.O Isolamento Social é uma recomendação médica para as pessoas que tiveram contato com infectados pelo novo Coronavírus ou, para aqueles que estão aguardando o resultado do exame.

A Quarentena é imposta pelas autoridades, municipal, estadual ou federal. Durante a quarentena, todos os estabelecimentos não essenciais ficam fechados para diminuir o trânsito de pessoas e, consequentemente, o contágio.

O que é:

O Distanciamento Social é quando existe o afastamento de outras pessoas, mesmo não estando doente, para evitar o contato com infectados.

Medidas:

Inserida no Distanciamento Social existem algumas medidas, dentre as quais podemos citar a necessidade de evitar aglomerações. Para tanto, podem ser determinados:

- A paralisação de atividades não essenciais, como fechamento do comércio, com a exceção de serviços essenciais, como supermercados e farmácias;

- O cancelamento ou adiamento de eventos, como festivais; a paralisação das atividades escolares presenciais; e,

- A implantação do sistema de trabalho remoto, ou em esquema de revezamento.

Nos formatos descritos, as pessoas que podem, ficam em casa e saem apenas em casos extremamente necessários, para que as pessoas que precisam sair de casa, encontrem menos pessoas nas ruas.

Assim, evita-se a aglomeração, situação muito propícia para a transmissão do vírus. Essa forma é uma das mais importantes e eficazes para reduzir o risco de contágio com o vírus.

O Distanciamento Social pode ser vertical ou horizontal.

- Vertical: as medidas são voltadas apenas para o isolamento dos grupos de risco, em suas residências;

- Horizontal: são medidas mais restritivas, voltadas para toda a população, há a permissão de circulação para serviços essenciais.  Os demais serviços são normatizados por regras determinadas pelo poder público. 

Retomada de atividades:

A reabertura de serviços pode passar uma falsa sensação de segurança para a população e isso não significa que o novo Coronavírus não está mais entre nós.

Para manter a abertura dos serviços, é fundamental que os cuidados sejam redobrados. Afinal, à medida que mais pessoas vão para as ruas, é preciso dificultar ainda mais a passagem do vírus.

 Locais fechados:

Nos lugares fechados, o Distanciamento Social pode ser praticado com a manutenção de, pelo menos, 2 metros entre as pessoas. Para isso, os estabelecimentos devem obedecer às regras com bastante rigor.

Proteção e amor:

O Distanciamento Social não é apenas uma forma de se proteger, mas de proteger as outras pessoas também. A doença pode parecer algo distante quando ouvimos uma notícia na televisão ou vemos recomendações nas redes sociais. Mas, quando ela chega em nossa família, a dor se torna muito mais próxima. Quase todos nós vivemos com alguém que faz parte do grupo de risco, como idosos, diabéticos, hipertensos etc. Por isso, devemos redobrar os cuidados, nos proteger e proteger a quem amamos.

Devemos nos cuidar: sempre usar máscaras, higienizar as mãos, manter o distanciamento social, enfim, seguir todas as diretrizes das autoridades sanitárias.

Ao perceber algum sintoma da Covid-19, procure o Centro de Referência de Combate ao Covid-19 (CRCC), na Vila Maria, para atendimento imediato. Um médico realizará o diagnóstico para definir a melhor conduta e manter o acompanhamento do caso.

Serviço:

Centro de Referência de Combate ao Covid-19 (CRCC)

Endereço: Rua Expedicionário Kay Jenson, 150 - Vila Maria

Telefone: (16) 3342 7300