Alunos da ETEC de Ibitinga participam de fórum tecnológico em Londres

Alunos da ETEC de Ibitinga participam de fórum tecnológico em Londres

A cidade de Ibitinga será representada em Londres por quatro jovens estudantes do Centro Paula Souza (ETEC). Eles participarão do Fórum Internacional de Ciências da Juventude (LIYSF) porque a escola técnica teve dois projetos tecnológicos aprovados, entre centenas de projetos de mais de 100 países. A Prefeitura apóia a conquista.

“Recebemos esta notícia com muita alegria e não é para menos. A LIYSF é o mais prestigioso fórum científico do mundo, extremamente concorrido, e Ibitinga estará lá através dos nossos talentos locais. É uma satisfação e um orgulho para todos nós”, disse o vice-prefeito, Frauzo Sanches, que recebeu no gabinete um dos alunos selecionados e dois dos professores responsáveis.

O projeto científico é um aplicativo de smartphone voltado para o meio ambiente, idealizado e desenvolvido por Leandro Matoso, Eduardo Abreu e Maykon Oliveira.

“O Ecoleta é um guia prático de ações de conscientização sobre coleta seletiva. Ele ensina o usuário a realizar a própria coleta e o orienta a proceder da forma correta a separação de resíduos sólidos”, demonstrou o aluno Leandro Matoso, do curso de RH da sala descentralizada da ETEC Ibitinga, em Tabatinga.

O segundo projeto que concorrerá em Londres é o First Aid, programado para dar dicas úteis de primeiros socorros aos usuários. A tecnologia dá lições práticas de como agir em situações emergenciais e foi desenvolvido pelo aluno do Ensino Médio da escola técnica, Hugo Luiz Lazzare dos Santos.

“Estarão neste fórum 600 alunos de todo o mundo. Equipes de cientistas avaliarão os projetos e os 10 melhores receberão incentivos de entidades. Além disso, o LIYSF terá uma programação extensa de atividades e palestras. Serão duas semanas seguidas de muito conhecimento”, disse a professora Maria Teresa.

VOCÊ PODE AJUDAR

A viagem dos alunos para Londres custará R$ 10 mil, para cada um. Por este motivo, e reconhecendo à importância desta oportunidade, a Prefeitura de Ibitinga e toda a ETEC de Ibitinga se mobilizaram.

“Os alunos estão vendendo por encomenda massas, pizzas e outros alimentos. Tudo está sendo supervisionado pela direção da escola e todo o dinheiro arrecadado será destinado ao custeio da viagem de dois dos alunos, que representarão todo o grupo”, disse o professor Gustavo Gabriel.

Para encomendar os alimentos, basta procura qualquer aluno da ETEC ou a própria escola, professores e colaboradores. O comprador recebe um vale compra devidamente identificado pela escola. O telefone de contato de lá é o 3341-7046.

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga