Exposição sobre indígenas brasileiros encanta alunos da Escola Leonor

Exposição sobre indígenas brasileiros encanta alunos da Escola Leonor

A cultura indígena se tornou conhecida dos alunos do primeiro ano da Escola Leonor Mendes de Barros, em Ibitinga. Um trabalho multidisciplinar do conhecimento levantou um projeto criativo sobre o tema, que gerou até uma exposição de artefatos reais de tribos indígenas do Brasil.

“O trabalho aconteceu durante o semestre, com apoio da Prefeitura, cujo objetivo foi mostrar a importância dos povos indígenas. Este projeto foi desenvolvido em sala de aula e estamos finalizando com esta exposição”, disse a diretora Adriana Cassini Souza.

O acervo pertence a Wilson Bastos, que é pai de um dos alunos. O morador ibitinguense participa de trabalhos missionários em terras indígenas e possui dezenas de ornamentos, ferramentas, vestimenta e outros objetos e artefatos que ganhou das tribos onde atuou.

“Aqui nós temos uma variação de objetos, desde o arco e flecha, colares, instrumentos e acervo de fotos. A importância deste tipo de projeto, aqui na escola, fortalece a aceitação das diversidades. Quando entendemos culturas diferentes, também entendemos questões de respeito, relacionamento, responsabilidade com o nosso semelhante e com a natureza”, disse Wilson Bastos.

A exposição não ficou restrita aos alunos. Como forma de multiplicar os conhecimentos, a direção da escola teve a seguinte ideia:

“Entre os turnos de entrada e saída dos alunos, os pais foram convidados a apreciar a exposição. Mas, desta vez, os palestrantes foram os próprios alunos, que foram mostrando aos pais o que era cada item. Sem dúvida um aprendizado edificante”, salientou a educadora.

Quem também visitou a exposição foi o grupo da terceira idade do Centro Dia do Idoso. Encantados, eles elogiaram os itens e fizeram muitas perguntas sobre os povos indígenas.

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga