FEIRA DO ARTESANATO
DESCRIÇÃO
No centro, defronte a Praça da Matriz há mais de 25 anos, a Estância Turística de Ibitinga oferece aos seus visitantes uma “Feira de Artesanato”, que acontece todos os sábados entre 5h e 13h30min. São mais de 500 bancas com os mais diversos artigos em bordados artesanais. A Feirinha de Artesanato, como é popularmente conhecida, está concentrada em três ruas ao redor da Igreja Matriz, na Avenida Dom Pedro II - centro da cidade, e também em frente ao Terminal Rodoviário. É uma ótima opção de compras de centenas de artigos tais como: almofadas, panos de prato, fronhas, tapetes, etc. Os preços são bastante atrativos e alguns deles possuem máquinas de cartão de crédito. Os artesãos precisam estar cadastrados na Prefeitura e devem produzir seu material artesanalmente. Muitos deles são microempreendedores individuais (MEI), fazendo assim parte do mercado formal de trabalho.
QUEM PODE SOLICITAR?
Artesãos de Ibitinga, maiores de dezoito anos de idade, residentes e domiciliados no município há mais de dois anos, somente para comercializar sua própria produção, ou seja, fabricadas pelo próprio artesão/permissionário e seus dependentes legais, que integram o seu núcleo familiar (e não fabricados por terceiros), ou, em caso do artesão ser Micro Empresário Individual – MEI, ter até um funcionário registrado.
COMO SOLICITAR?
Presencialmente, requerer mediante protocolo junto à Prefeitura da Estância Turística de Ibitinga a permissão para comercializar os produtos autorizados pelo Decreto nº 3516-A. A Secretaria de Turismo analisa o requerimento e a condição de artesão.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS
RG; CPF; Comprovante de residência recente; Comprovante de endereço do local da produção; 2 fotos 3x4 (para cadastro e confecção da carteirinha).