Mutirão da Limpeza também terá ecoponto para descarte de eletrônicos inservíveis

Mutirão da Limpeza também terá ecoponto para descarte de eletrônicos inservíveis

O Mutirão da Limpeza 2021 começa na próxima segunda-feira (18). A ação, que visa recolher entulhos e materiais inservíveis de rua por rua e casa por casa, também disponibilizará ecopontos para o descarte de eletrônicos velhos, quebrados e inservíveis.

De acordo com a diretora municipal de meio ambiente, Karine Paniquar, o ecoponto será instalado no estacionamento subterrâneo do Salina Supermercados II, localizado na Av. Perimetral.

“A população poderá levar pilhas, computadores, celulares, teclados, mouses, fios e qualquer outro equipamento eletrônico estragado. O ecoponto fará, posteriormente, o descarte ecologicamente correto de todos esses materiais”, informou Karine.

MUTIRÃO DA LIMPEZA

O cronograma para a semana do dia 18 ao 22 de janeiro (clique aqui) atenderá a mais de 13 bairros da região da Vila Maria. Depois, será direcionado, semanalmente, a outras regiões do município. A lista será, também, divulgada semanalmente e com antecedência para os cidadãos, por meio das redes sociais, rádio e outros veículos de comunicação.

“Todos os bairros da cidade serão atendidos nos próximos três meses. Pedimos para que o morador organize seu descarte fora da casa. Entulhos, deverão estar na rua, próximo das guias. Também recolheremos sofás, móveis, utensílios, madeira velha, metais, eletrodomésticos velhos e tudo que for produto e material inservível”, detalhou Luis Antonio Guedes, secretário de Serviços Públicos da Prefeitura.

Objetivo e regras

O objetivo do Mutirão da Limpeza é organizar a cidade de forma preventiva através de uma grande limpeza municipal. A eliminação de entulhos dos quintais das casas favorece o controle de pragas, como escorpiões e mosquitos da dengue.

“Ao remover entulhos e o lixo de maneira geral, eliminamos possíveis criadouros da dengue e de escorpiões, além de outros bichos indesejáveis. Isso tem como reflexo um benefício preventivo à saúde das pessoas ao longo do ano”, reiterou Guedes.

De acordo com a Prefeitura de Ibitinga, os mutirões são uma estratégia excepcional da manutenção da cidade por um período de tempo. Entretanto, cabe a cada cidadão realizar a própria limpeza de seus quintais e terrenos, inclusive com a roçagem e capinação dos mesmos.

“Fora do mutirão, é estritamente proibida a prática do descarte de entulhos na rua e em terrenos. O mutirão é excepcional como forma de contribuição desta limpeza particular, mas fora desse período o proprietário deve contratar caçambas para descartar seus materiais.

Fonte: Prefeitura de Ibitinga

PARTICIPE DA
ELABORAÇÃO DO
PLANO PLURIANUAL
(PPA)