28 de julho - Dia do Agricultor : Confira detalhes dessa atividade tão importante presente no dia a dia

28 de julho - Dia do Agricultor : Confira detalhes dessa atividade tão importante  presente no dia a dia

O Dia do Agricultor foi instituído em 1960, através do Decreto Federal nº 48.630, pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em alusão ao centenário da criação do Ministério da Agricultura e também como forma de reconhecimento pela atividade agrícola. 

Sabe-se que a agricultura pertence ao setor primário da economia, através dela são produzidos alimentos, bem como a matéria-prima empregada na fabricação de mercadorias e produtos. 

IMG_0225

 

Conforme informações levantadas pelo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, em parceria com a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), o PIB (Produto Interno Bruto) do agronegócio brasileiro, cresceu 8.36% em 2021.

“Podemos destacar que a agricultura está presente no dia a dia de diversas formas, seja na produção de alimentos, na geração de matéria-prima para posterior industrialização, geração de empregos e no desenvolvimento econômico”, comenta o diretor municipal de Agricultura, Eduardo Bento Sampaio.

Patrulha agrícola em Ibitinga 

A Patrulha Agrícola faz referência ao atendimento de serviços ao pequeno e médio produtor rural, disponibilizando máquinas e implementos para serviços dentro da propriedade rural. Prioritariamente para produtores com até 4 módulos fiscais (48 hectares). 

“É um serviço de suma importância para nós que somos pequenos produtores. O custo benefício nos permite cuidar da terra e a maioria de nós não possui estrutura como os grandes produtores”, explica o produtor e Técnico Agrícola, Roberval Donizete Giacopini.

IMG_0194

 

Em Ibitinga, a Patrulha Agrícola foi completamente renovada em duas ocasiões. Regulamentada pela Lei 2.347 de 16 de Dezembro de 1998, hoje conta com: 4 tratores; 2 arados;  1 roçadeira; 2 grades niveladoras; 1 grade aradora; 5 distribuidores de calcário; 2 plantadeiras de 5 linhas; 1 plantadeira de 3 linhas; 1 plantadeira de 2 linhas; 1 cultivador/ adubador; 2 subsoladores 5 hastes; 4 pulverizadores de 600 litros; 1 carreta; 1 plaina traseira; 2 pás carregadeiras; 1 trator de esteira e 1 motoniveladora. 

“ A aquisição desses implementos e tratores é um investimento pesado para o pequeno produtor, muitas vezes não temos nem local para armazená-los. A Patrulha auxilia no preparo, manejo e recuperação do solo das propriedades”, completa Roberval.

IMG_2251

 

A Feira do Produtor Rural

Assim como nas cidades interioranas, a produção do setor agrícola também é muito forte em Ibitinga e parte dessa produção pode ser encontrada na ‘Feira do Produtor Rural’ que acontece todas às quartas-feiras na praça João Abrão.

IMG_2208

“Eu já tinha vontade de vender os meus produtos de forma mais ampla, então no Sindicato Rural me convidaram para fazer parte. A Feira do Produtor deu mais visibilidade para nós que somos pequenos produtores”, explica a Produtora Edna de Fátima Peres de Camargo. 

A Feira acontece desde o ano de 2018, por uma ação do Sindicato Rural de Ibitinga em parceria com a Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

IMG_1962

Os produtos comercializados são cultivados em nosso município, e os itens prontos como: pães, tortas,  bolos, doces, geléias e conservas são produzidos pelos próprios produtores, com vendas direta à população, sem intermediários.

IMG_2235

Todos os produtores passaram por cursos de capacitação do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Dessa forma conseguem estabelecer prazo de validade além da adoção das medidas sanitárias necessárias para a produção artesanal dos produtos ofertados. 

“Os cursos oferecidos pelo SENAR, deram a oportunidade pra gente aprender novas práticas e novas técnicas. Assim, além de oferecer o que a gente já sabia fazer, também pudemos diversificar e agradar nossos clientes”, completou Edna.

A Feira do Produtor Rural acontece todas às quartas-feiras, das 16h às 19h, na praça João Abrão. 



Divulgação: Prefeitura de Ibitinga