Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga comemorou 36 anos de criação

A Área de Proteção Ambiental (APA) de Ibitinga completou, na última  sexta-feira (20), 36 anos de criação. Com 69.087,60 hectares, a Unidade de Conservação está localizada em uma área de transição entre os biomas da Mata Atlântica e Cerrado.

APA significa Área de Proteção Ambiental e é uma categoria de Unidade de Conservação criada para proteger a diversidade biológica (animais, vegetação, microorganismos etc),além de disciplinar o processo de uso e ocupação do solo, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais.

A Fundação Florestal é órgão responsável pela gestão da APA Ibitinga, que foi criada para conservar os remanescentes florestais, mananciais de água entre eles: o Rio Jacaré-pepira e o Rio Jacaré-Guaçu, e suas áreas alagadas conhecidas popularmente como Pantaninho e Varjão, e toda fauna associada a essas áreas.

A APA possui mais de 500 espécies de animais, entre eles: tamanduá-bandeira, bugio ruivo, gato-do-mato-pequeno, jaguatirica, jaguarundi, onça-parda, macaco prego e o lobo guará.

Nos remanescentes de vegetação é possível encontrar espécies de paineira, jequitá-branco, copaíba, açoita cavalo, barbatimão, angico e ipê-amarelo-do cerrado e outras importantes árvores.

A APA possui relevância no âmbito regional por seu patrimônio ambiental e por ser um dos poucos espaços protegidos na região Centro-Oeste do Estado de São Paulo.

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga
Texto: Fundação Florestal