Centro de Educação Ambiental é reativado após pandemia, em Ibitinga

A pequena Samira, de 10 anos, desenhava animada a foto de um tucano. Ao pintar o colorido da ave registrada em uma foto tirada na região de Ibitinga, ela revelou sua preferência: “eu acho as cores dele muito bonitas”.

Assim como Samira, outras crianças – alunas do Projeto Crescer – também participaram da atividade, dentro do Centro de Educação Ambiental, reativado nesta quinta-feira (30) na sede do projeto educacional do município de Ibitinga.

“O local existe através de uma parceria que envolve o Projeto Crescer, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Nele, podem ser desenvolvidas ações multidisciplinares com foco na geração da consciência cidadã sobre a importância do meio ambiente”, explicou Karine Paniquar, diretora de Meio Ambiente, da Prefeitura de Ibitinga.

Nesta quinta-feira (30), a atividade envolveu conhecer dezenas de espécies de animais, expostas em quadros fotografados pelo fotógrafo de Ibitinga Almir Magalhães.

“Após olharem as fotos da exposição, pedimos a eles que escolhessem o animal favorito. Cada um escolheu o seu, levou o quadro à mesa e foram desafiados a desenharem o animal fotografado. O resultado foi surpreendente”, contou orgulhosa a gestora da Fundação Florestal, Pâmela Guandalini, que auxiliou na atividade.

Para a diretora da escola do Projeto Crescer, Ana Cristina Aranas, a importância da atividade é criar nas crianças uma consciência ambiental.

“É sempre muito bom criarmos, em nossas crianças, essa consciência. E pra isso temos aqui um Centro de Educação Ambiental que proporciona, durante todo o ano, ações como essa”, salientou a Ana Cristina Aranas.

O Centro de Educação Ambiental fica localizado dentro do Projeto Crescer, mas pode receber visitação mediante agendamento. Para isso, basta entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente pelo número telefônico: 3352-7000 (Ramal 7216)

Fotografias

As fotos expostas para as atividades desta quinta-feira (30) foram registradas e cedidas pelo profissional Almir Magalhães. Amante da natureza e morador de Ibitinga, seus cliques retratam as belezas naturais de Ibitinga em meio à natureza, em sua mais rica diversidade de animais.