Educação e Meio Ambiente: Projeto Coletar para transformar visa dar destino correto ao óleo de cozinha

Educação e Meio Ambiente: Projeto Coletar para transformar visa dar destino correto ao óleo de cozinha

O projeto Coletar para Transformar é uma iniciativa inovadora que visa à coleta de óleo de cozinha usado para ajudar a preservar o meio ambiente. A iniciativa é uma parceria entre as escolas municipais, a Secretaria de Educação e a Secretaria de Agricultura e  Meio Ambiente. 

O programa está ativo no município desde 2017, e até o final de 2022, já foram coletados 40034,5 litros de óleo vegetal usado. Em 2022, o projeto contou com a arrecadação de 4018 litros de óleo.

”Esta  é uma ótima oportunidade para as pessoas contribuírem para o meio ambiente e dar destino correto ao óleo de cozinha evitando que o mesmo polua rios e nascentes. A cada dois litros de óleo, o colaborador ganha um vidro de detergente”, explica a diretora de Meio Ambiente, Karine Garcia. 

Para as escolas participantes também há uma premiação para a que possui maior quantidade de litros de óleo arrecadados. A escola com maior arrecadação no ano de 2022, levou como prêmios, um projetor, um kit para a secretaria da escola e por alcançar a meta de 1.000 litros, também recebeu um tablet. 

As escolas participantes também recebem um brinquedo a cada 200 litros arrecadado, para ser utilizado nas atividades da escola, sendo assim o município receberá 17 brinquedos que serão entregues para as escolas que atingiram essa meta.

Em resumo, o projeto Coletar para Transformar é uma iniciativa que visa a preservação do meio ambiente através da coleta de óleo de cozinha usado e premiação das escolas que mais arrecadam. 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga