Parcerias da Prefeitura de Ibitinga se destacam em promoção de conscientização ambiental e divulgação do turismo rural

Parcerias da Prefeitura de Ibitinga se destacam em promoção de conscientização ambiental e divulgação do turismo rural

A Prefeitura de Ibitinga, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Usina Santa Fé e Fundação Florestal, presentearam o público da 15ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes com mais de 600 mudas de árvores, além de promover ação de conscientização e preservação ambiental, incluindo a divulagção do Turismo Rural. 

Segundo Karine Garcia, diretora municipal de Meio Ambiente, a doação de mudas durante festas tradicionais é uma estratégia para incentivar o plantio de árvores. 

As mudas foram de espécies frutíferas e nativas da região, incluindo Araçá Amarela, Goiaba Branca, Cereja-do-Rio-Grande, Jabuticaba e Grumixama. “Além da doação, orientações sobre a forma correta de plantar e cultivar as espécies foram fornecidas aos interessados”, completa Karine. 

Doações de mudas e orientações ambientais, já são uma tradição em Ibitinga. O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promove através do Viveiro Municipal e de parcerias, o incentivo necessário para aumento da arborização municipal. 
IMG_5404

Orientações sobre Operação Corta-Fogo

Através de parceria com a Fundação Florestal, no local onde ocorria a doação de mudas, também foram feitas orientações a respeito da Operação Corta-Fogo. 

“O objetivo é iniciar o trabalho de conscientização antecipando o período de estiagem, no qual são registrados os maiores números de incêndios florestais e em vegetação. Ibitinga é APA (Área de Proteção Ambiental) e é dever de todos preservar a fauna e flora local”, completa Karine. 

Turismo Rural

A divulgação do Turismo Rural por parte da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, tem o intuito de fomentar as possibilidades de como explorar este segmento.

"Aproveitamos este momento em que há muitas pessoas que possuem ou moram em propriedades rurais para mostrar essa oportunidade, que pode aquecer a economia local", explica do diretor de Agricultura, Eduardo Sampaio.

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga