Prefeitura alinha medidas em conjunto com outros órgãos sobre cuidados com animais abandonados

Prefeitura alinha medidas em conjunto com outros órgãos sobre cuidados com animais abandonados

Na terça-feira (11), aconteceu no ‘Auditório Ternura’, reunião para discutir a respeito das demandas de abandono e maus tratos animais, tanto no perímetro urbano quanto na área rural. O encontro reuniu representantes de diversos órgãos, a fim de buscar parcerias e alinhar medidas efetivas para solução do problema.

“É notável que em determinadas épocas, principalmente no período de seca, haja aumento dos índices de animais de grande porte soltos. Desta forma é necessário que haja medidas efetivas de controle a fim de inibir este tipo de prática”, explica o Vice-Prefeito, Frauzo Ruiz Sanches. 

Durante a reunião foram discutidas medidas quanto a apreensão e destinação destes animais, adequações na legislação, e a necessidade da realização de uma força tarefa nos próximos dias para ser feita a apreensão de animais que estejam em situação de abandono. 

“A apreensão dos animais será feita sempre que houver denúncia. Foi estabelecido que o trabalho será efetuado em conjunto através da Secretaria de Serviços Públicos e Polícia Ambiental” conta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gumercindo Bernardi. 

Ainda, segundo Gumercindo,  os médicos veterinários, da Prefeitura, também deverão estar presentes para atestar as condições dos animais ( sadios, doentes, com maus tratos etc..). “Todos os animais apreendidos serão chipados e aqueles cujos proprietários, devidamente documentados, não compareçam para buscá-los serão doados”,completa.

Estiveram presentes o Vice-Prefeito Frauzo, o subtenente Jovair da Polícia Ambiental, representantes de usinas, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Gumercindo Bernardi, membros da secretaria, Secretário de Serviços Públicos Luiz Guedes, representantes de áreas rurais, o Presidente do Conselho Agrícola Branco Santesso e as veterinárias da Coordenadoria da Defesa Agropecuária de Jaboticabal Ingrid Hoppe e Marina Monteiro. 

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga