Workshop de Upcycling: Reutilização e transformação de peças

Na última semana a Prefeitura de Ibitinga, através do convênio com a USP (Universidade de São Paulo), realizou um inovador workshop de upcycling, na estrutura do Senai (no CECRIBI). A técnica de aproveitamento foi aplicada em peças descartadas pelos consumidores finais, no pós-consumo, especificamente em calças jeans.

“O primeiro dia do workshop foi reservado para a confecção das bolsas. Os participantes trabalharam com entusiasmo e dedicação para transformar os jeans usados em belas e funcionais bolsas. Cada criação era única e carregava a essência da criatividade individual, enquanto, ao mesmo tempo, contribuía para um impacto positivo no meio ambiente”, explica a Diretora de Desenvolvimento Econômico, Elaine Miranda.

Já no segundo dia, a energia e a inspiração se renovaram para a etapa de transformação das peças . Os artesãos demonstraram suas habilidades em costura e design, trazendo à tona novas possibilidades para roupas que, de outra forma, poderiam ser descartadas prematuramente.

WhatsApp Image 2023-08-04 at 15.25.55 (2)

“O objetivo central deste workshop foi conscientizar a respeito do desperdício, mostrando que roupas descartadas não precisam ser destinadas ao lixo. Pelo contrário, ao serem submetidas ao processo de upcycling, elas adquirem uma nova vida e se tornam produtos úteis e belos. Dessa forma, a economia circular é promovida, já que a vida útil das peças é prolongada, reduzindo o impacto ambiental do setor de vestuário”, completa Elaine.

O público-alvo desse evento foi composto por artesãos,  manualistas, como bordadeiras e costureiras, e estilistas. Ao todo a formação contou com a participação de 23 pessoas

WhatsApp Image 2023-08-04 at 15.25.55

O workshop de upcycling em calças jeans foi uma oportunidade para os participantes não apenas desenvolverem suas habilidades artísticas, mas também para se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Ao aplicar as técnicas aprendidas, eles poderão contribuir para a redução do desperdício têxtil e para a construção de um futuro mais sustentável.