Programa do CRAS promoveu passeio em Barrinha para idosos do programa SCFV 

Programa do CRAS promoveu passeio em Barrinha para idosos do programa SCFV 

Os idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS de Ibitinga tiveram um dia diferente ontem (12) na Fazendinha em Barrinha. O passeio incluiu experiência cultural e gastronômica, interação com índios Pataxó e muito lazer e diversão. 

Esse lugar oferece diversas opções de lazer, incluindo teleférico, trilha, passeio de barco e passeio de trenzinho, tudo para que nossos queridos vovôs e vovós  possam se divertir e curtir experiências diferentes”, disse a coordenadora do CRAS, Cleidiane Gonçalves.

IMG_8679

O passeio também contou com momentos de descanso, e também como uma interação pra lá de interessante com os Índios Pataxós. Durante a conversa os participantes puderam ter contato com a cultura e com costumes gastronômicos da comunidade. 

“Os idosos tiveram também um passeio de barco, tipo chalana, pelo rio Mogi-Guaçu, onde inclusive eles puxaram o 'arrasta pé' nas músicas de forró”, descreveu a técnica de referência do Grupo, Cassia Cândido.

O que é o Grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculo? 

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do SUAS que é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (PAEFI).

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) realiza atendimentos em grupo. São atividades artísticas, culturais, de lazer e esportivas, dentre outras, de acordo com a idade dos usuários.

É uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares.

Formas de Acesso

Para participar do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o cidadão deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O contato é o 3341 8683.

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga