Responsáveis por crianças TEA da rede municipal de ensino participam de palestra orientativa 

Responsáveis por crianças TEA da rede municipal de ensino participam de palestra orientativa 

Na última sexta (09), pais e responsáveis por crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que frequentam a rede municipal de ensino, puderam participar de uma palestra orientativa com a Psicóloga Camila Lopes de Sousa, que atua no CETEA (Centro Especializado do Transtorno do Espectro Autista) de Ibitinga.

“A palestra teve como tema principal ‘Estratégias de estimulação em casa com momentos de qualidade na relação criança/família’. Escolhemos o horário das 18h para que os responsáveis pudessem participar com mais tranquilidade”, explica a supervisora municipal de ensino, Josiane Fernandes. 

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interac¸ão social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

"O apoio da família é essencial para o progresso das pessoas do espectro autista. Dessa forma é extremamente importante que a família esteja envolvida e orientada sobre como é possível estimular a criança no próprio ambiente familiar”, completa Josiane. 

A Rede Municipal de Ensino tem investido em capacitação para equipe técnica escolar, bem como orientação aos pais, sobre a inclusão escolar das crianças que se encontram no espectro autista.  

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga