Ibitinga recebe a programação cultural {Jandiras} 

Ibitinga recebe a programação cultural {Jandiras} 

O espetáculo de dança-teatro {Jandiras} será apresentado no dia 6 de maio (sábado) às 20h na Praça João Abrão (Jardim Centenário - Ibitinga), com entrada gratuita. Criada e interpretada pela artista da dança e das artes manuais Hellen Audrey, com a participação do músico Guga Costa, a obra une a dança contemporânea e a execução de rendas e crochês ao vivo com uma trama musical tecida e remixada também ao vivo – produzida apenas com voz e um pedal de loop. 

Jandiras - Foto 8 - Rafael Scucuglia (1)

“{Jandiras} é um trabalho que costura a arte têxtil, a dança, a performance e a poesia para falar sobre ancestralidade, sobre o tempo e sobre a delicadeza das relações. O corpo e as linhas como ferramentas de encontro, diálogo, cuidado, respeito, memória… ritual e política. É uma proposta que se desdobra em vários formatos e que fala sobre a poética de nossas cicatrizes, sobre a potência de cura e a adaptabilidade do corpo. Rendas e trabalhos manuais como possível forma de criação de diálogos e de comunidades saudáveis”, completa Hellen Audrey.

Oficina Pontos de Encontros

No mesmo dia e local, às 15h, a artista criadora do espetáculo Hellen Audrey conduz uma atividade de preparação corporal para a oficina de Bordado Livre Manual com Vera Simonetti e Júlia Estronioli. Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de conhecer mais sobre o bordado livre manual como expressão artística. A proposta é produzir arte a partir de linhas, agulhas e tecidos; ensinar pontos diversos que favoreçam a criação de linhas, texturas e facilitar a criação de volume a partir do número de fios na agulha. 

Sobre as artesãs

Vera Simonetti é socióloga de formação, fotógrafa de profissão e bordadeira de paixão.  Fios, tecidos, agulhas, cores, brilhos, texturas, se transformando desde objetos do cotidiano até obras de arte é muito encantador. A liberdade de expressão e comunicação que o bordado livre favorece é o que me atrai para esse fazer tão antigo quanto contemporâneo.

Júlia Estronioli é artesã e historiadora e usa o bordado como uma forma de comunicação e expressão, e tem trabalhado com o resgate histórico e cultural de Ibitinga, sua cidade natal, capital do bordado.

Apoios

Tanto a oficina como a apresentação contam com o apoio da prefeitura de Ibitinga.  Esta programação que une dança contemporânea, artes visuais e interação com artesãs de sete cidades paulistas é viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Antes de chegar à cidade de Ibitinga, a programação foi realizada em  Dois Córregos,  Guapiara, Enseada da Baleia, em Cananéia e Garça. Depois de Ibitinga, a programação {Jandiras} segue para Socorro (20/5) e São Bento do Sapucaí (3/6). A produção escolheu cidades que contam com coletivo de mulheres artesãs para vivenciar um intercâmbio de práticas, valorizar a riqueza destes trabalhos, as histórias e memórias das artesãs, além de evidenciar o artesanato como patrimônio cultural. 

Mais sobre a apresentação

{Jandiras} fala a partir do corpo como território de experiências e memórias, de um contexto feminino, e sobre as relações que estabelecemos com o mundo, com as pessoas e com nós mesmos; como tudo está conectado por uma delicada renda social; como o território e sua história nos atravessam; como nos influenciamos e nos afetamos o tempo todo; e como nosso corpo se expressa, se relaciona com tudo isso, e se modifica o tempo todo. Adaptabilidade e escolhas. 

Jandiras - Foto 4 - Rafael Scucuglia

O espetáculo nasceu de uma performance em 2017 e desde então tem circulado por diversas unidades do SESC SP, além de ter integrado programações importantes como o Circuito Cultural Paulista (2018) e a Virada Cultural (2022). Em 2021, o espetáculo-performance recebeu a contribuição da Cia. 22:22 de Ana Clara Amaral e Eduardo Brasil, com orientações e provocações cênicas para a elaboração da videodança na 15ª Bienal Naifs do Brasil - Ideias para Adiar o Fim da Arte, realizada pelo SESC SP e na qual Hellen Audrey também participou com duas de suas obras em arte têxtil.

Redes Sociais e site:

Instagram: 

@jandiras.fiosemovimento - instagram.com/jandiras.fiosemovimento 

@hellen_audrey - instagram.com/hellen_audrey

Site: https://www.hellenaudrey.com.br

SERVIÇO

Programação {Jandiras}

Oficina de Bordado Livre Manual com Vera Simonetti e Júlia Estronioli: 6/5 às 15h na Praça João Abrão (Jardim Centenário - Ibitinga).Classificação indicativa: a partir de 12 anos. Entrada gratuita. 

Espetáculo {Jandiras}, com Hellen Audrey e Guga Costa - 6/5 às 20h na Praça João Abrão (Jardim Centenário - Ibitinga). Classificação indicativa: Livre. Entrada gratuita.

Ficha Técnica - {Jandiras}

Hellen Audrey - dança, arte têxtil e interpretação

Guga Costa - paisagem sonora (voz e loop station)

Eduardo Brasil - orientação cênica, criação e operação de luz

Rafael Scucuglia - fotógrafo/videomaker e assistente de produção

Julio Giacomeli - designer gráfico

Cecília Gomes - assessoria de comunicação

Redário Cultural - produção executiva

Duração aproximada: entre 40 e 60 minutos (a depender do formato)

Classificação indicativa: Livre

 

Divulgação {Jandiras}