Aldir Blanc: Projeto leva alunos ao mágico espaço de resgate rural e cultural, em Ibitinga

A Prefeitura de Ibitinga levou as escolas municipais de Ibitinga a visitarem o Espaço Cultural Do Arco da Velha, nesta semana. A iniciativa é um dos projetos homologados pela Lei Aldir Blanc para promover arte e cultura. O encontro teve o objetivo de apresentar a cultura histórica rural a crianças de 4 a 5 anos de idade.

> CONFIRA AS FOTO NO FINAL DESTA MATÉRIA

De acordo com a artesã Simone Guersi, proprietária do Espaço, a visita coloca as crianças em contato com a natureza, animais e utensílios próprios de um ambiente rural. Serão três dias de atividades com diversas turmas, tanto no período de estudos da manhã, quanto da tarde.

“A casa, o quintal, as mesas, o fogão à lenha, as toalhas e tudo o que há aqui, resgatam uma realidade rural que, para muitas crianças, é desconhecida. As atividades se resumem em brincadeiras recreativas, playground artesanal, decoração típica e muito diálogo sobre uso e costumes culturais e curiosidades locais”, resumiu Simone.

Do Arco da Velha também conta com um espaço de animais que pode ser visitado pelas crianças. Carneiro, ganso, perus, cachorro, coelhos, galinhas, patos e até jabotis fazem parte do passeio e que puderam ser alimentados pelas próprias crianças.

“Esse contato também é importante para a formação educacional de uma criança, já que alimenta a experiência individual de cada aluno e proporciona às crianças a vivência direta e prática com a natureza”, comentou a Secretária Municipal de Educação, Claudenice Xavier Borali.

Balanços, barracas, casa de bonecas, cipós e jardins decorativos também estão no espaço, que foi usado para muita diversão em meio às árvores e a um quintal totalmente preparado para esse objetivo de resgate cultural e rural.

"A casa local também é um ótimo material de cultura, ja que é uma construção antiga construída com tijolos artesanais, acentados com barro e alicerces de pedra. À entrada existem belíssimas seringueiras centenárias", complementou Simone.

Ao final, as crianças desfrutaram de um delicioso piquenique “com aquele cheirinho bom de casa de vó, composto por bolo, pipoca, suco e salada de frutas”, concluiu Simone.

CONFIRA TODAS AS FOTOS ABAIXO