Agosto Dourado: Campanha de conscientização sobre o aleitamento materno acontece em diversas unidades de saúde

A Prefeitura de Ibitinga, por meio do SAMS, realiza neste mês o ‘Agosto Dourado’. A campanha mobiliza para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. As ações de conscientização ocorrerão em todas as unidades de saúde.

A amamentação é vital para a saúde de uma criança ao longo da vida. O aleitamento materno na primeira hora de nascimento protege os recém-nascidos de infecções e salva vidas”, explica Kátia Pires, diretora da Atenção Básica.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para os primeiros meses de vida. É nele que estão contidas todas as proteínas, vitaminas, gorduras, água e os nutrientes necessários para o saudável desenvolvimento dos bebês.

Dessa forma nas unidades de saúde durante o mês de agosto, ocorrerão ações de orientações em sala de espera; aferição de pressão; orientações sobre atualização de vacina/glicemia; aleitamento materno e introdução alimentar; recomendações para crianças menores de 2 anos; amamentação e cuidado puerperal; promoção e manejo clínico do aleitamento materno; apoio psicológico no puerpério e amamentação - trabalhar o acolhimento no ciclogravídico-puerperal: pré natal emocional, atenção ao puerpério e a situações de perda e luto perinatal.

As ações serão realizadas nas unidades nos dias de atendimento às gestantes sendo: Bancários e Vila Izolina no dia 02 de agosto; Santa Clara no dia 03 de agosto; Vila Maria no dia 08 de agosto; Angelo de Rosa no dia 09 de agosto; Santo Expedito 11 de agosto; CSII (Postão do Centro) dia 12 de agosto.

Fatos e curiosidades

- O leite materno nunca é fraco; ele é sempre adequado para o desenvolvimento do bebê;

- Nos primeiros dias após o parto, ofereça o peito muitas vezes, mesmo que você ache que tenha pouco leite. Essa quantidade costuma ser suficiente, pois esse leite, chamado colostro, atende às necessidades do bebê;

- Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horários regulares para mamar. Por isso, ofereça o peito sempre que ele quiser. Com o tempo, ele faz seu próprio horário;

- Até os seis meses de vida, dê apenas leite materno ao bebê. Ele não precisa de água, chás, leites artificiais ou qualquer outro alimento nesse período;

- Após os seis meses, continue amamentando por até dois anos ou mais, e acrescente a dieta complementar ao bebê sob orientação do pediatra e/ou nutricionista.