Covid-19: 20% dos testes realizados dão resultado positivo em Ibitinga

Ibitinga atesta que 20% dos exames para covid-19 resultam em positividade. O levantamento foi feito durante as semanas do mês de maio e, atualmente, mostra estabilidade em sua porcentagem.
De acordo com Amanda Lambert, coordenadora da vigilância epidemiológica do município, em maio foram realizados 3.074 testes swabs para covid-19. “Destes, 611 atestaram positivos e 2.463 deram resultados negativos para a doença”, explanou a enfermeira.
Apesar da porcentagem ser menor que a registrada em outras cidades da região, o número serve de alerta e profissionais da saúde começam a recomendar o uso de máscara novamente.
“A máscara serve de barreira entre o vírus e as vias respiratórias. O bom senso é de que, em locais mais aglomerados, seja prudente usar máscara. O uso é recomendado também àqueles que passaram a ter sintomas de resfriado. Para esses, também é de bom tom evitar abraços, beijos e se manter mais afastado de outras pessoas em locais fechados”, recomendou Amanda.
Internações
Atualmente, nenhuma internação por covid-19 existe na cidade de Ibitinga. O avanço da vacinação e a consciência sanitária pela maioria da população estabelece um quadro de estabilidade no município.
Por outro lado, outras síndromes respiratórias prevalecem no atendimento médico. O tempo frio e seco favorece o aparecimento de resfriados e gripes. O uso de máscara, por esses motivos, também é recomendado.
Vacinação
Ibitinga já oferece a quarta dose da vacina contra o novo coronavírus para pessoas que têm mais de 50 anos. Para adolescentes acima de 12 anos, a terceira dose está disponível. Vacina contra a gripe comum também é ofertada para crianças de seis meses a 5 anos de idade.
Confira os detalhes nas matérias abaixo:
Covid -19: Liberada terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e quarta dose acima de 50 anos