DENGUE: Trabalho de conscientização é intensificado 

DENGUE: Trabalho de conscientização é intensificado 

A Prefeitura de Ibitinga, através do SAMS e  equipe técnica de Combate a Endemias, intensificaram as ações de conscientização para combater o mosquito da Dengue. 

“É um trabalho minucioso e uma via de mão dupla, nossos agentes estão empenhados no trabalho, no entanto a colaboração da população é mais que necessária, ela é crucial para que o trabalho seja efetivo”, explica Márcio Magliochi, chefe do departamento de controle de endemias, em Ibitinga.

Dengue conscientização

O trabalho educativo nas escolas também tem acontecido com crianças e adolescentes. 

“É comprovado que as crianças aprendem com o exemplo, desta forma sensibilizamos os pequeninos para que em casa eles também sejam agentes de combate aos focos de mosquito. De forma lúdica ensinamos nas escolas atitudes que eles também replicam em casa ‘a busca da água, que não pode ficar parada’”, reforça Márcio. 

Conforme dados da Vigilância Epidemiológica até o momento há 872 casos confirmados de Dengue em Ibitinga. “Precisamos estar vigilantes e atentos, os números em nossa região são alarmantes, alguns municípios próximos apontam mais de 4300 casos. A força tarefa e o cuidado tem que ser de todos nessa luta”, reforça Amanda lambert, Coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Ibitinga.

Inseticida/Fumacê

O inseticida, popularmente conhecido como fumacê, é autorizado através do Ministério da Saúde, pois é necessária a utilização do subtipo com comprovação de eficácia contra o mosquito vetor da Dengue. 

Desta forma a  Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) não aconselha uso de nenhum outro inseticida que não seja fornecido pelo Ministério da Saúde. Atualmente o utilizado é o Cielo e existem critérios específicos para que sua utilização seja eficaz.

Sintomas

Além disso, é importante que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença, como febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e manchas vermelhas na pele, e procure atendimento médico imediatamente em caso de suspeita.

Prevenção é o melhor remédio  

Para manter sua saúde e da sua família, siga algumas dicas de prevenção importantes:

  • Eliminar qualquer acúmulo de água;
  • Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
  • Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
  • Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
  • Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
  • Manter os quintais bem varridos, removendo folhas e galhos das calhas;
  • Prestar atenção no lixo e não os deixar expostos.
  • Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
  • Não jogar lixo em terrenos baldios;
  • Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.

 

Controle de Endemias

Endereço: Avenida Anchieta, 306, Vila Maysa -Ibitinga/SP

Telefone: (16) 99775-2809

Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h