Fique por dentro: Qual profissional pode fazer a coleta do papanicolau? 

Fique por dentro: Qual profissional pode fazer a coleta do papanicolau? 

Conforme a resolução Cofen 381/2011 no âmbito da equipe de Enfermagem, a coleta de material para colpocitologia oncótica, pelo método de papanicolau é privativa do Enfermeiro, observadas as disposições legais da profissão. 

Desta forma, o Enfermeiro (a) está apto para a coleta de material, vez que a atribuição está regulamentada pela Resolução Cofen n° 381/2011, e tem amparo na Lei do Exercício Profissional da Enfermagem, no inciso II do Art. 8º do Decreto nº 94.406/1987, que regulamenta a Lei nº 7.498/1986.

Mas quem vai coletar meu material é o enfermeiro do sexo masculino? 

A partir do momento que o profissional encontra-se no exercício da função de enfermagem, o mesmo pode efetuar a coleta independente de seu sexo no exercício das atribuições da enfermagem. 

Mas calma…. é notável que muitas mulheres possam se sentir desconfortáveis com esta situação, e para minimizar esse problema, o SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde) estabeleceu que nas consultas onde há necessidade da mulher se despir frente a um profissional de outro sexo seja ele médico ou enfermeiro, ficará na sala de atendimento uma técnica de enfermagem para atendimento conjunto.



Divulgação: Prefeitura de Ibitinga