Fique Sabendo: Testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis são disponibilizados em unidade de saúde

Fique Sabendo: Testes rápidos de HIV/AIDS e Sífilis são disponibilizados em unidade de saúde

A partir de segunda-feira (12),  o SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), intensifica a testagem rápida de HIV/AIDS e Sífilis nas unidades de saúde que compõem a Atenção Básica (postinhos). A iniciativa faz parte da estratégia da campanha “Fique Sabendo”. 

“Os testes rápidos são uma importante ferramenta de diagnóstico e consequente tratamento precoce dessas doenças. A tipologia do exame lembra muito o teste de diabetes e em alguns minutos já é possível ter acesso ao resultado”, explica a diretora de Atenção Básica, Kátia Pires. 

O diagnóstico precoce da infecção primária pelo HIV é fundamental dado os indiscutíveis benefícios do tratamento iniciado nessa fase e que se podem resumir no conceito de que quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maior será a eficácia na preservação da imunidade e menor a taxa de progressão para a doença.

“Ainda há muitas pessoas que ainda desconhecem sua sorologia, então ressaltamos a importância de procurar uma unidade de saúde e fazer o teste”, completa Kátia. 

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica (postinhos) estarão realizando testes rápidos das 8h às 15h. O resultado sai em instantes, é rápido e prático. Os interessados devem levar um documento de identificação e cartão SUS

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga