Janeiro Branco: Confira as ações de conscientização sobre Saúde Mental

O Janeiro Branco é um movimento social dedicado à construção de uma cultura da Saúde Mental na humanidade. Pensando nisso o SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), preparou diversas ações destacando a importância dos cuidados com a mente.
“O principal objetivo da campanha é chamar a atenção dos indivíduos, das instituições e da sociedade, como um todo, para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos”, explica Kátia Pires, diretora de rede básica de saúde.
Por que Janeiro Branco?
Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós.
A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e às quais desejamos concretizar. (informações: https://janeirobranco.com.br/)
Ações desenvolvidas em Ibitinga
Grupo de Valorização à vida (com psicóloga)
24/01- Unidade de saúde do Ipê - das 8h às 10h
25/01- Unidade de saúde do Ângelo de Rosa- das 8h às 10h,
26/01- Unidade de saúde do Bancários- das 10 às 12h
27/01- Unidade de Saúde Vila Simões das 10h às 12h
27/01- CSII - Postão do Centro - das 8h às 10h
Ação de Panfletagem
31/01 - Ação de Panfletagem na praça Rui barbosa a partir das 8h
Além das ações direcionadas listadas acima, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) também está desenvolvendo atividades específicas com os usuários do equipamento público durante todo o mês de janeiro.
“Os cuidados com a saúde mental devem ocorrer o ano todo, para isso nossos equipamentos de saúde possuem profissionais qualificados para atendimento. Durante os meses de conscientização aproveitamos a oportunidade para enfatizar a importância de ter uma mente saudável”, explica a gestora executiva do SAMS, Queila Pavani.
E você? Já cuidou da sua saúde hoje?
Divulgação: Prefeitura de Ibitinga