Programa Saúde com Agente visa formar agentes comunitários de saúde em exercício

Programa Saúde com Agente visa formar agentes comunitários de saúde em exercício

O Programa Saúde com Agente,  foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único (SUS) por meio da formação ampla dos Agente Comunitários de Saúde que estejam em exercício profissional.

O curso de nível Técnico em Agente Comunitário de Saúde é realizado em modelo híbrido, ou seja, com atividades em educação a distância ( EAD) e atividades presenciais.As atividades abrangem um aprofundamento maior nas seguintes questões: 

  • Realização do diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, de forma articulada com profissionais da atenção básica;
  • O desenvolvimento  de trabalho integrado com a vigilância em saúde e a atenção básica no território;
  • Realizar ações de promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias na lógica da vigilância em saúde;
  • Propiciar aprendizagem relativa à coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares referentes às particularidades de grupos específicos;
  • Conhecer as condicionalidades de programas sociais, em parceria com a rede de atenção;
  • Desenvolver ações de planejamento integrado no tocante à promoção, prevenção e controle das doenças e agravos no seu território de atuação.

As atividades teóricas são realizadas pelos agentes Comunitários de Saúde desde agosto/2022. A partir desta nova etapa,  inicia-se as aulas práticas com discussões e atividades no próprio território em que desenvolvem seu trabalho.

 

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga