SAMS de Ibitinga recebe novo carro para agilizar os atendimentos do SAD (Serviço de Atenção Domiciliar)

Nesta quarta-feira (15), o SAMS recebeu um carro que irá viabilizar e facilitar os atendimentos do Serviço de Atenção Domiciliar em Ibitinga (SAD). O recurso para aquisição do veículo é oriundo da emenda impositiva 198/2021 do vereador Dr. Fernando, que permitirá as equipes de saúde, realizar as visitas domiciliares com maior agilidade e eficiência, garantindo que todos os pacientes cadastrados no programa recebam a assistência necessária.

Além disso, o carro também será utilizado para transportar equipamentos e insumos médicos, assegurando que as equipes de saúde tenham acesso aos recursos necessários para prestar um atendimento de qualidade.

Entenda como o SAD funciona

O SAD (Serviço de Atenção Domiciliar) é um programa oferecido pelo SAMS (Serviço Autônomo Municipal da Saúde) em parceria com a Prefeitura de Ibitinga.

“Esse serviço é caracterizado por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde”, explica Kátia Pires, diretora da rede de atenção básica.

Com o SAD, os pacientes em situação de restrição ao leito ou ao lar, de maneira temporária, definitiva ou em grau de vulnerabilidade no qual a atenção domiciliar é considerada, que estejam em estabilidade clínica, podem receber atenção à saúde tendo em vista a ampliação da autonomia do usuário, da família e do cuidador. Isso pode incluir curativos diários, administração de medicamentos, Sondagem Vesical de Demora (SVD), Sonda Nasoenteral (SNE) e aspiração de traqueostomias.

“Esse serviço é extremamente importante para o município de Ibitinga, pois oferece um atendimento de qualidade e personalizado para os pacientes que necessitam de cuidados médicos, mas não podem se deslocar até uma unidade de saúde”, ressalta a gestora executiva do SAMS, Queila Pavani.

Ainda conforme informações da Autarquia de Saúde, o programa contribui para a diminuição da superlotação de serviços de urgência e emergência, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos disponíveis.

Como ter acesso ao serviço

Para ter acesso ao SAD, os pacientes devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e lá serão orientados e direcionados da melhor forma para a construção de um plano terapêutico.

A equipe irá preencher um formulário e direcionar ao grupo de trabalho para realizar a avaliação e definir os critérios de elegibilidade. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos finais de semana em regime de plantão com as técnicas de enfermagem.

“Com esse serviço, a população de Ibitinga tem acesso a um atendimento médico de qualidade e personalizado, que contribui para a promoção da saúde e bem-estar dos pacientes”, destaca a Prefeita, Cristina Arantes.

O SAD é uma importante ferramenta para a melhoria da saúde pública em nosso município e deve ser valorizado e divulgado para que cada vez mais pessoas possam se beneficiar desse serviço.