Saúde amplia público- alvo da vacina contra meningite

Em caráter temporário o SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde), disponibilizará a vacina contra meningite, a fim de ampliar o público-alvo e seguindo as diretrizes de estratégia de saúde.

As vacinas estão disponíveis na Sala de Vacinas, localizada na Rua Tiradentes, 528 - Centro, das 8h às 16h.

Imunizantes

- Vacina meningocócica C (conjugada) - Meningo C

Será ofertada duas doses, para as crianças de três e cinco meses de idade e uma dose de reforço, para as de 12 meses.

Além disso, a vacina estará disponível para pessoas de 15 a 19 anos que, por algum motivo, ainda não foram vacinadas e também para todos os trabalhadores da saúde (exceto gestantes e lactantes).

- Vacina meningocócica ACWY (conjugada) – Meningo ACWY

Será ofertada uma dose a adolescentes de 11 e 12 anos. No entanto, em caráter temporário, estará disponível para 13 e 14 anos, dose única, para aqueles que ainda não tenham recebido a vacina.

Trabalhadores da saúde

São considerados trabalhadores da saúde médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais,biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos,assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares- quanto os trabalhadores de apoio, como respectivos técnicos e auxiliares recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Neste caso, devem apresentar comprovante de trabalho (contrato, registro em carteira, holerite, etc.).