Saúde: Ibitinga se classifica em primeiro lugar no ranking do Previne Brasil

Ibitinga se classificou como a cidade de melhor desempenho em saúde da região de Araraquara, pelo Programa Previne Brasil. O munícipio está à frente de cidades como São Carlos, Américo Brasiliense e Matão. Na classificação estadual, Ibitinga ficou em 45º lugar.

“Privilégio e orgulho receber, nesta terça-feira (9), essa notícia do Departamento Regional de Saúde (DRS III). Fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo desses anos através de profissionais da saúde competentes e atuantes de nossa cidade”, elogiou Cristina Arantes, prefeita de Ibitinga.

Segundo a gestora do Serviço Autônomo Municipal de Saúde (SAMS), Queila Pavani, a classificação se refere aos resultados obtidos pelo Programa Previne Brasil, que possui critérios específicos de indicadores na Atenção Primária.

“A classificação se dá mediante ao número de consultas de pré-natal e de testes preventivos realizados nas unidades de saúde. Os requisitos do Previne Brasil também anotam números de consultas odontológicas, exames de Papanicolau, aplicação de vacinas e programas efetivos para diabéticos e hipertensos”, explicou com mais detalhe a gestora.

Previne Brasil

Criado em 2019, o Programa tem como objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos e métricas de desempenho das unidades de saúde da Atenção Básica. O Programa também é um meio pelo qual o Ministério da Saúde usa para determinar algumas formas de repasse financeiro aos municípios.