Saúde: O frio favorece o aparecimento de doenças respiratórias, fique de olho

Com as baixas temperaturas e a proximidade do inverno, também aumentam os casos de doenças respiratórias como gripe, resfriado e a perigosa covid-19. O aumento no número de casos dessas síndromes vem sendo registrado em diversas regiões do Brasil, que também opera em volume maior de atendimento médico.

“A tendência, nesta época mais fria, é de que as pessoas fechem portas, janelas e se aglomerem em locais fechados. Esta prática cria um ambiente ideal para a transmissão de vírus e bactérias. Considerando a baixa umidade do ar, as mucosas das vias aéreas ficam mais vulneráveis a infecções e irritações”, explicou a enfermeira Katia Pires, diretora do SAMS (Serviço Autônomo Municipal de Saúde).

[Leia também: Ibitinga: 15 mil pessoas ainda não tomaram a terceira dose da vacina contra covid-19]

Doenças respiratórias não infecciosas também são mais comuns nessa época. Quem sofre de rinite alérgica, sinusite e asma precisa tomar mais cuidado. O ar seco, somado a maior concentração de poluentes na atmosfera, favorece o surgimento de crises dessas doenças.

“Para prevenir, é importante deixar os ambientes internos ventilados e limpos, além de manter a vacinação contra Covid-19 em dia. Apesar do uso de máscaras ser obrigatório em transportes coletivos e atendimentos de saúde, é recomendável, também, a utilização do acessório de proteção em ambientes fechados com concentração de pessoas”, complementou Kátia.

Outras recomendações é manter o corpo bem hidratado com água e, em caso de dúvidas quanto aos sintomas apresentados, procure um médico ou uma unidade de saúde.