Setembro Amarelo:  Unidades de saúde promovem atividades de prevenção ao suicídio, em Ibitinga

Setembro Amarelo:  Unidades de saúde promovem atividades de prevenção ao suicídio, em Ibitinga

O mês de setembro começou e com ele começam também as campanhas de conscientização e prevenção ao suicídio, o ‘Setembro Amarelo’. Pensando nisso, as unidades de saúde de Ibitinga, preparam um cronograma bem bacana para o mês todo a fim de conscientizar e auxiliar aqueles que precisem de ajuda. 

Durante todo o mês o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) promove Grupos Expressivos Temáticos na unidade localizada na Rua Paulino Carlos, 508 - Centro. A atividade será desenvolvida pelos profissionais de Terapia Ocupacional e Artesãs junto com usuários do serviço. 

No dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, será feita uma mobiilização social na Praça Rui Barbosa, a partir das 15h. A ação contará com panfletagem, pintura facial para crianças, pula-pula beneficente (1kg de alimento) e entrega de um mimo aos participantes, com envolvimento do grupo Amarelo Salvador,Rotary, Rotaract, Padaria e Confeitaria Casa Coleone, Cartão de Todos, Vida Fit e outros apoiadores em parceria com a Prefeitura de Ibitinga e o CAPS. 

Já no dia 15 de setembro, às 9h, será feito um Cine Pipoca com o filme ‘Cake: Uma Razão para viver’, lá no CAPS e após a exibição a equipe de saúde mental promoverá uma roda de conversa com um bate-papo super bacana com os participantes. A atividade é aberta a toda a comunidade. 

Ainda durante as atividades, de 19 a 29 de setembro, as unidades de atenção básica contarão com aferição de pressão arterial, glicemia, orientações sobre o tema nas salas de espera e grupos de apoio, promovidos pelas equipes de cada unidade e com as psicólogas da rede. 

As unidades de saúde da Vila Maria, Santa Clara e Ângelo de Rosa, de 19 a 29 de setembro terão também a promoção de atividades físicas com a professora Andreza.

Fique por dentro do cronograma, conscientize-se e previna!

Divulgação: Prefeitura de Ibitinga