Fortalecendo a Segurança de Barragens: Defesa Civil de Ibitinga participa de evento em Araraquara

A Defesa Civil de Ibitinga reforça o seu compromisso com a segurança e bem-estar da população ao participar ativamente do treinamento de  Segurança de Barragens e Elaboração do Plano de Contingência Municipal”, em Araraquara".

“Este evento é de suma importância estratégica, uma vez que se baseia nos preceitos da Lei Federal nº 12.334 de 2010, que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). De acordo com essa legislação, a responsabilidade pela elaboração do Plano de Ação de Emergência de Barragem (PAE) é atribuída aos empreendedores. Isso inclui a integração das prefeituras dos municípios situados em áreas de risco de inundação. Ademais, a Lei Federal nº 12.608 de 2012 instituiu a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), incumbindo os municípios da criação do Plano de Contingência Municipal (PlanCon) e a realização de exercícios simulados”, explica Everton Ribeiro, Diretor Municipal da Defesa Civil.

É relevante destacar que Ibitinga está situada na área de abrangência do PAE da Barragem da UHE Bariri, cujo empreendedor é a AES BRASIL. Assim, é imperativo que nossa cidade desenvolva o respectivo PlanCon, visando a regulamentar as ações de resposta a serem adotadas em situações de emergência relacionadas à barragem.

O evento contou com abertura do Coordenador Amarildo Calegari da Defesa Civil Estadual e com a expertise e orientações do 1º Tenente PM Tiago Luiz Lorençon, pertencente à Divisão de Prevenção - Núcleo de Análise de Risco do Departamento Estadual de Proteção de Defesa Civil.

A participação ativa da Defesa Civil de Ibitinga no evento reflete o comprometimento em promover a segurança e aprimorar as estratégias de prevenção e resposta a situações de risco.

“Estamos dedicados a trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas, incluindo empreendedores e autoridades governamentais, para garantir a máxima proteção para nossos cidadãos e o meio ambiente”, completa Everton.